Comunicação no Setor Público

Código: PGGP-231
Curso: Mestrado Profissional em Gestão Pública
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A comunicação na gestão pública. Características e ação da comunicação pública. Habilidades para a construção do texto no âmbito público: coerência e coesão textuais. A prática da argumentação na comunicação pública. Leitura, interpretação e construção de textos. A comunicação pública com o uso de ferramentas tecnológicas. A prática do discurso oral (apresentação de projetos e políticas públicas). Prática da redação pública. Veículos de comunicação na gestão pública.
Bibliografia: ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 6. Ed. São Paulo: Elsevier-Campus, 2014.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.
DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
FOSSATTI, Nelson C. Gestão da comunicação na esfera pública municipal. Porto Alegre: Sulina, 2006.
FRANCA, Vera V.; MARTINO, Antônio L. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2015.
HASWANI, Mariângela F. Comunicação pública: bases e abrangências. São Paulo: Saraiva, 2013.
KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação pública, sociedade e cidadania. Série pensamento e prática. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.
MARTINO, Luís M. Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
McQUAIL, Denis. Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público. São Paulo: Penso, 2011.
MEUNIER, Jean-Pierre; PERAYA, Daniel. Introdução às teorias da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2008.
NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Cia Ed. Nacional, 2006.
RAMONET, Ignacio; SERRANO, Pascual. Mídia, poder e contra poder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo, 2013.
SIQUEIRA, Daniele; MACHADO, Rafael C.; COSTA, Rosa M. C. D. A teoria da comunicação na América Latina. Curitiba: UFPR, 2006.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações, empresas privadas, instituições e setor público: conceitos, estratégias, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 2016. (eBook).
______ . Tratado de comunicação organizacional e política. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910