Uma Análise Estatística dos Fatores de Evasão e Permanência de Estudantes de Graduação Presencial da UFES

Nome: Jaime Souza Sales Junior
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/11/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gutemberg Hespanha Brasil Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Gutemberg Hespanha Brasil Orientador
Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa Examinador Externo
Maria Emília Camargo Examinador Externo
Teresa Cristina Janes Carneiro Examinador Interno

Resumo: Nos últimos anos, as universidades brasileiras vêm passando por programas de expansão que ampliaram o número de instituições de ensino superior, de cursos oferecidos e de vagas ofertadas. Uma das consequências dessa expansão foi o aumento do número de estudantes de graduação evadidos. Por estudante evadido entende-se aquele que abandona o curso antes de sua conclusão. No caso da Universidade Federal do Espírito Santo, entre 2007 e 2012 foi registrado um incremento no número de evasões, totalizando 5.886 evasões no período, das quais 503 para outras instituições de ensino superior e 121 para outros cursos da própria universidade. Esta é uma pesquisa predominantemente aplicada, e o principal objetivo deste estudo foi encontrar fatores e motivações que influenciam os alunos a abandonar o seu curso e, às vezes, o sistema de ensino superior. A metodologia consistiu em comparar, por meio de tabelas de contingência e de um modelo de regressão logística, os alunos formados e os alunos evadidos que ingressaram via vestibular entre 2006 e 2011 e evadiram do curso ou se formaram entre 2007 e o primeiro semestre de 2012. Os resultados do estudo mostraram que vários fatores anteriores ao ingresso do estudante e experiências acadêmicas estão estatisticamente associados à evasão do curso. Em particular, no caso da universidade estudada, sete fatores se mostraram mais relevantes para explicar a evasão, a saber: (i) opção pelo sistema de cotas, (ii) região de origem, (iii) meio de comunicação que utiliza para se informar, (iv) participação em pesquisa, (v) assistência estudantil, (vi) participação em estágio e (vii) número de reprovações em disciplinas. Com base nos resultados encontrados, foram propostas ações que, se implementadas, poderão reduzir o número de evasões na IES.

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