O Programa de Avaliação deDesempenho da UFES – PAD/UFES: Procedimentos e Implicações Para os Técnico-Administrativos em Educação (TAE).

Nome: RONDNELLY LEITE MARQUES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
MARISON LUIZ SOARES Examinador Interno
SUSANE PETINELLI SOUZA Examinador Externo

Resumo: Diante de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é vital para o sucesso de uma organização, pública ou privada, pensar no desenvolvimento de seus colaboradores. No caso da UFES, trata-se de uma necessidade real, em atendimento às legislações que regulamentam suas políticas administrativas. Dessa forma, desenvolveu-se o programa de avaliação de desempenho (PAD) dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE), em vigor desde 2010, ano de
sua normatização e aprovação pelo Conselho Universitário. Para compreender o funcionamento deste programa e como ele tem sido aplicado na universidade, esta pesquisa investigou, por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, a sua contribuição efetiva aos servidores TAE e, principalmente, se sua metodologia concorda com as exigências legais que contemplam tanto o desenvolvimento do indivíduo quanto o da organização. Para tanto, utilizaram-se dados primários e
secundários, obtidos junto aos servidores envolvidos no processo, bem como a própria base de dados do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas. A análise quantitativa ocorreu por meio de estatísticas. A análise qualitativa foi realizada por meio da pesquisa documental, dos levantamentos, da realização das entrevistas, caracterizando-se como integrativa. Os resultados mostram que o modelo de AD praticado na UFES não cumpre o seu propósito de desenvolver pessoas e instituições, além do fato de que a realidade experimentada por servidores e gestores continua sendo um modelo de avaliação focado no cumprimento legal e,
ainda assim, atendido de forma parcial. Com isso, sugere-se substituir o modelo atual, não somente em sua dimensão técnica e estrutural, mas, sobretudo, em termos de ajuste cultural. Como produto final, será encaminhado um relatório com as indicações das principais incongruências verificadas no modelo vigente, bem como sugestões para a elaboração de uma nova resolução que trate o assunto dentro dos parâmetros teóricos abordados neste trabalho. Por fim, registra-se que
esta dissertação desenvolveu-se em consonância à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público.

Palavras-Chave: Avaliação de Desempenho. Técnico-Administrativo em Educação. Setor Público. Gestão por Competências. UFES.

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