Pró-Reitores do IFES – Percursos Formativos e Competências Gerenciais

Nome: LÍSSIA PIGNATON DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARISON LUIZ SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANUSA SIMON ROBERS Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
MARISON LUIZ SOARES Orientador

Resumo: Esta pesquisa buscou traçar um perfil dos gestores de nível estratégico de uma instituição federal, normalmente professores indicados para a ocupação de funções e que acumulam junto as atividades gerenciais as acadêmicas, sem terem tido a
oportunidade de formação específica na área de gestão. No aporte teórico é exposto
um breve contexto sobre concepções e atributos de competência, gestão por
competências no setor público e, a importância do gestor e a tomada de decisão.
Entendendo que as competências gerenciais podem representar uma melhoria na
gestão, à medida que as competências mapeadas possam servir de subsídio à
implementação de treinamentos baseados nas reais necessidades desses
indivíduos, buscou-se levantar e mapear na percepção dos pró-reitores do Ifes, as
competências necessárias para ocupar funções gerenciais no desenvolvimento de
suas atividades. Os sujeitos da pesquisa foram 11 gestores que ocupam ou
ocuparam a função de Pró-Reitor no Ifes e foram utilizados dois instrumentos de
coleta de dados, quais sejam: questionário (composto por três partes contendo
questões referentes ao perfil sociodemográfico, a avaliação das competências
percebidas em si mesmo e a percepção quanto ao grau de importância das
competências para o exercício da função de Pró-Reitor) e entrevista
semiestruturada. Os dados do questionário foram analisados a partir do Modelo
Servqual e as entrevistas pela técnica de análise de conteúdo, com o apoio do
software IRAMUTEQ. Foi apresentado um quadro com os gaps de competências a
serem aprimoradas em relação aos seus atributos no desempenho da função (real),
sua expectativa em relação ao exercício da função de pró-reitor (desejada) com um
comparativo das médias em relação à competência, habilidade e atitude, a relação
dos gaps com a formação acadêmica e a experiência gerencial, bem como as
principais dificuldades e desafios da função de Pró-Reitor. Por fim, apresenta-se
uma proposta de programa de desenvolvimento gerencial, tendo em vista
necessidade identificada a partir da análise dos dados, associada à linha de
pesquisa Gestão de Operações no Setor Público, do mestrado em Gestão Pública.

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