CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO
PÚBLICA DA UFES NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SEUS
EGRESSOS, NA ÓTICA DOS GESTORES.

Nome: MICHEL FARDIN CHAVES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/06/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno
VICTOR MEYER JUNIOR Examinador Externo

Resumo: A qualidade na prestação dos serviços tem sido uma preocupação da Administração Pública Brasileira. Nesse contexto a capacitação do servidor público tem papel primordial para o atingimento desse objetivo. Não sendo diferentes as universidades federais, por meio dos planos de carreira aos quais seus servidores estão submetidos, tem buscado capacitar cada vez mais a sua força de trabalho. Nesse sentido as ações de capacitação têm exercido um papel fundamental para a qualificação profissional do servidor público dessas instituições. Dentre as ações de capacitação encontram-se, por exemplo, os cursos de mestrado profissional que são oferecidos por muitas universidades públicas, dentre as quais está a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar as contribuições do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES na atuação profissional de seus egressos, na ótica de seus gestores. Na pesquisa adotou-se uma abordagem “mix”, mais conhecida como quanti-qualitativa. Quanto à sua tipologia é descritiva em relação ao tema e bibliográfica quanto aos procedimentos. Na metodologia foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário contento questões do tipo múltipla-escolha e abertas, sendo esse instrumento de coleta de dados foi aplicado aos gestores da UFES, os quais ocupavam cargos com Função Gratificada (FG) ou Cargo de Direção (CD), no período de 22 de janeiro de 2018 a 22 de abril de 2018. A análise dos dados foi efetuada por meio de estatística descritiva e de análise de conteúdo. Na análise dos resultados buscou-se também comparar as contribuições da capacitação percebidas pelos egressos com as percebidas pelos gestores. Por fim esta pesquisa se encerra com propostas de melhoria.

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