PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE DO
DESEMPENHO DE DISCENTES ASSISTIDOS E NÃO ASSISTIDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Nome: CARLOS ROBERTO NEIVA FILHO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 05/12/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GELSON SILVA JUNQUILHO Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado por meio do Decreto nº 7.234/2010, constituiu um marco nas políticas educacionais e afirmativas já desenvolvidas pelo governo federal, que em linhas gerais, visa fornecer assistência para os discentes de baixa renda (renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos), objetivando a melhora de seu rendimento acadêmico, propiciando a sua permanência nos cursos de graduação presencial até a conclusão do curso. Este trabalho teve por objetivo estudar a influência do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no desempenho acadêmico de
discentes assistidos frente aos não assistidos, que ingressaram em 2013, agrupados
de acordo com suas expectativas de diplomação (Grupo 1 e 2). O Grupo 1 com
suficiência temporal para diplomação e o Grupo 2 com insuficiência temporal para
diplomação. Na pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, analisou-se no Grupo 1 a
incidência de estudantes diplomados, evadidos e retidos. Enquanto no Grupo 2,
buscou-se evidenciar a existência ou não de diferenças significativas relacionadas ao
ritmo acadêmico por meio do método estatístico da análise de variância (ANOVA). A
partir das análises realizadas foi possível identificar evidências robustas, quando
examinado o índice de diplomação, evasão e retenção, resultado que corrobora com
a influência positiva exercida pelo programa de assistência estudantil vigente na universidade. A relevância somente não foi determinante quando apreciado o resultado da análise de variância (ANOVA) empreendida com base no ritmo
acadêmico dos estudantes em curso. Contudo, quando as análises foram restritas ao grupo de estudantes assistidos, verificou-se o quão desafiador ainda se mostra o cenário em busca da excelência no ensino superior público, e da assistência estudantil. Isso pois, os índices de diplomação, evasão e retenção registrados foram respectivamente 32,28%, 27,91% e 39,81%. Como produto técnico resultante desta dissertação, elaborou-se um documento com a proposição de indicadores e relatórios a fim de viabilizar o monitoramento e acompanhamento acadêmicos dos discentes assistidos. Por fim, registra-se que esta dissertação foi desenvolvida em consonância à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público.

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