FRAMEWORK DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PARA ALINHAR
COMPETÊNCIAS COM OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E OPERACIONAIS

Nome: UÉRLEI VALDOMIRO ARAUJO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/12/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROQUEMAR DE LIMA BALDAM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JULIO CESAR POMPEU Examinador Externo
LOURENÇO COSTA Examinador Interno
ROQUEMAR DE LIMA BALDAM Orientador
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno

Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma Universidade Corporativa de uma empresa pública brasileira, com o intuito de testar a hipótese de que o treinamento, alinhado a outras práticas de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, impacta positivamente no desempenho dos empregados da organização, tornando necessária uma proposição de estrutura de trabalho (framework) que alinhe o desenvolvimento de competências aos objetivos estratégicos e operacionais da organização. O foco é demonstrar como o treinamento interfere no comportamento dos colaboradores, gerando maior nível de satisfação e melhores indicadores de desempenho da empresa pesquisada e respondendo a pergunta: Como deve ser a estrutura de trabalho (framework) de uma Universidade Corporativa no desenvolvimento e oferta de treinamentos para alinhar competências com objetivos estratégicos e operacionais da organização? Este estudo tem implicações positivas para os gestores públicos no Brasil, pois tem um olhar singular para as características do serviço público brasileiro, com foco na Gestão Estratégica de Recursos humanos e na Gestão do Desempenho. Com base na Teoria da Expectância de Vroom (1964), elaborou-se uma survey exploratória utilizando a Escala de Likert na construção do questionário e métodos quantitativos como alfa de Chronbach para medir o grau de confiança das proposições e regressão para medir o grau de significância. Após análise dos dados coletados, serão utilizados métodos e ferramentas como Business Model Canvas, Árvore da Realidade Atual e SWOT com a finalidade de propor um modelo de processos de treinamento em uma Universidade Corporativa e uma síntese que contemple uma melhoria do entendimento das teorias, suas interdependências, suas diferenças e a aplicabilidade dessa discussão numa organização pública de grande porte no Brasil. Palavras-chave: Treinamento; Gestão de Desempenho; Universidade Corporativa; Competências; Capacitação Dinâmica; Recursos Humanos.

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