EVASÃO NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ENGENHARIA FLORESTAL
NO CAMPUS ALEGRE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Nome: HELBERT RAMANHOLE DE VARGAS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/06/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE Examinador Externo
ULYSSES RODRIGUES VIANNA Orientador
WENDEL SANDRO DE PAULA ANDRADE Examinador Interno

Resumo: Objetivou-se com este estudo, analisar e compreender dentro da comunidade universitária a evasão nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias/CCAE – UFES, no Campus Alegre, e criar ações e mecanismos para a sua redução. Entende-se por retenção, o estudante que ultrapassa o tempo ideal em períodos sugeridos para integralização da matriz curricular e, evasão, a saída prematura do aluno da Universidade. Atualmente na UFES, as formas de evasão podem acontecer por: desistência; falecimento; jubilamento; matrícula desativada; reopção de curso; sanção disciplinar; transferência interna; transferência para outra Instituição de Ensino Superior – IES. A amostra analisada foi composta por alunos ingressantes nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, compondo 10 coortes de ingresso (turmas de calouros ingressantes por curso), totalizando 539 estudantes, no período de 2003 a 2011, extraídos do banco de dados do Sistema Integrado de Ensino – SIE/UFES. A pesquisa de análise bibliográfica e documental caracteriza-se como um estudo quantitativo, tendo como orientação metodológica o diagnóstico do fluxo ou de acompanhamento de estudantes, onde propõe acompanhar os estudantes ingressantes de um curso, em um determinado ano ou semestre, até o prazo máximo de integralização curricular, conforme os prazos estipulados pelo currículo vigente do curso. Para auxiliar teoricamente este estudo, iniciou-se do histórico da Educação Superior, a formação das Ciências Agrárias, abordando especificamente os Cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Após análise de uma série histórica de 10 turmas em sequência em cada curso, verificou-se que há indicadores que apontam para um potencial risco de evasão por parte dos estudantes e que o percentual médio de evasão em Agronomia é de 36,67% e Engenharia Florestal 27,51%. A linha de pesquisa é Política, Planejamento e Governança Pública. E tem-se como produto técnico esperado, apresentação de um conjunto de procedimentos a serem adotados, visando adquirir conhecimentos atinentes à evasão estudantil na UFES, para efetivação de ações para sua redução.

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