A Interatividade no Facebook Enquanto Fonte de Informação Estratégica para a Comunicação dos Processos Seletivos do Ifes
Nome: GABRIEL AGUIAR VALADÃO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/06/2019
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRA FANTE NISHIYAMA | Examinador Externo |
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL | Examinador Interno |
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA | Orientador |
Resumo: Diante da emergência de novas formas de comunicação suscitadas pela Internet, cabe às organizações adequarem as suas mídias ao contexto múltiplo e dialogal do ciberespaço. Este trabalho, então, objetivou o levantamento das principais dúvidas a respeito dos processos seletivos para cursos técnicos do Ifes provenientes da página de Facebook do Instituto, a fim de propiciar subsídios informacionais para a melhoria dos procedimentos de comunicação dos certames. Com abordagem quali-quantitativa, a pesquisa, do tipo descritiva, realizou uma análise de conteúdo das mensagens privadas recebidas pelo Instituto no supracitado site de mídias sociais. Foram investigadas 248 mensagens, concernentes ao período de julho de 2017
a junho de 2018, que continham dúvidas a respeito das etapas e regras dos processos seletivos. Foi possível elencar os principais questionamentos dos candidatos, além de traçar os perfis desse público em relação à distribuição geográfica, idade e gênero. Assim, o estudo pôde culminar em seu produto técnico, o manual Divulgação dos processos seletivos para cursos
técnicos: guia prático, que visa orientar os servidores da área de comunicação do Ifes quanto às campanhas de ingresso realizadas por meio do Facebook. Mediante conteúdos customizados, resultantes da relação direta com os seus seguidores, a instituição é capaz, proativamente, de facilitar o entendimento dos editais e tornar mais favorável a participação dos inscritos.