Inconsistências no Sistema Acadêmico do Ifes e Qualidade da Informação: Análise de Usuários e Relatórios da Aplicação Registro Escolar.
Nome: ROSANA PUTON
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/07/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Orientador |
LAYLI OLIVEIRA ROSADO | Examinador Externo |
SIMONE DA COSTA FERNANDES | Examinador Interno |
Resumo: Na atual era da informação e do conhecimento a informação é tida como importante recurso e ativo organizacional. Sua qualidade deve ser buscada e monitorada para obtenção de melhores resultados. Para tanto, as organizações modernas contam com os Sistemas de Informações, que têm no usuário o maior responsável pela qualidade
das informações geradas. Nesse contexto, também se encontram as instituições educacionais. Isto posto, este estudo se objetivou, no âmbito do IFES, em analisar relatórios da aplicação Registro Escolar do Sistema de Informações Acadêmicas Q-Acadêmico e identificar informações inconsistentes procedentes de ações ou omissões de usuários. Se caracterizou como um estudo de cunho quali-quantitativo
de fins exploratório, descritivo, explicativo e aplicado. Para a coleta dos dados advindos dos usuários utilizou-se o questionário como instrumento e, para análise dos relatórios do sistema e outros documentos, a análise documental. Pelos resultados obtidos concluiu-se que os usuários possuem perfis e atitudes favoráveis à manutenção da qualidade das informações, porém requerem treinamentos e orientações para melhorar o desempenho quanto à realização de procedimentos no sistema. Quanto aos relatórios, as inconsistências verificadas neste trabalho não se
apresentaram em demasia, no entanto, quando verificadas na geração de documentos, percebe-se a relevância da correção de dados e informações. A partir das conclusões, foram propostas ações de melhoria para o problema verificado nesta pesquisa.