AÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O DUPLO-DIPLOMA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO

Nome: SHANNA PAVAN
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANE MERI SANTOS Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: Introdução: A influência da globalização nos dias atuais promove mudanças significativas na sociedade, como por exemplo, o avanço tecnológico, o encurtamento de distâncias, melhoria nos meios de comunicação, além dos impactos na política, na economia e na educação. Um dos efeitos da globalização na educação é a internacionalização do Ensino Superior (ES), que tem sido assunto recorrente e crescente no cenário acadêmico, sendo pautado nos planejamentos estratégicos em níveis institucionais e setoriais. Problema: No caso da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), percebe-se que a comunidade acadêmica tem pouco conhecimento sobre o tema “internacionalização” e, diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é expor ações de internacionalização, especificamente, o Duplo-diploma, a fim de fornecer subsídios para estimular essa modalidade e promover sua viabilidade para os discentes dos cursos presenciais de graduação da instituição. Abordagem e tipo de pesquisa: A pesquisa é de abordagem qualitativa com o suporte de alguns dados que foram tratados estatisticamente e, para tanto, foi utilizado o SPSS como software de análise estatística para fazer a tabulação e cruzamento de dados. É caracterizada como descritiva e exploratória, pois se configura em Estudo de caso. Fonte e Instrumentos de Dados: Foram realizados estudos bibliográficos e análise documental no que concerne à Internacionalização no Ensino Superior no mundo, no Brasil e na UFES; também foram realizadas entrevistas com docentes e técnico-administrativos envolvidos no processo de internacionalização da UFES. E por fim, aplicados questionários aos coordenadores de cursos presenciais de graduação focando na Internacionalização e na implantação do Duplo-diploma, a fim de identificar o conhecimento e o interesse dos cursos quanto à internacionalização. Resultados: A partir dos questionários aplicados e das entrevistas fez-se um comparativo do processo de internacionalização na UFES e nas demais Universidades Federais no Brasil, ainda se fez um diagnóstico das ações e estratégias promovidas pela Secretaria de Relações Internacionais da UFES e, baseado nisso, foi produzido um produto técnico, a saber, uma cartilha online informando as estratégias de internacionalização para os cursos presenciais de graduação da UFES

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