VIVÊNCIA ACADÊMICA, RESILIÊNCIA PESSOAL E
SATISFAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS CADASTRADOS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Nome: MANUELLA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARISON LUIZ SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
MARISON LUIZ SOARES Orientador
ROGÉRIO ZANON DA SILVEIRA Examinador Interno
VALDIR MACHADO VALADÃO JÚNIOR Examinador Externo

Resumo: Durante sua vivência acadêmica, o estudante cadastrado na assistência estudantil enfrenta diversas dificuldades, como a adaptação da mudança do ensino médio para o superior, dificuldades de relacionamento, uma possível mudança de residência, entre outros. Tendo em vista que cada estudante possui características distintas de resiliência que o auxiliam a enfrentar essas dificuldades que interferem em sua satisfação acadêmica, o objetivo geral deste trabalho foi verificar o impacto da resiliência pessoal e da vivência acadêmica na satisfação dos estudantes cadastrados na assistência estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo. Em termos teóricos, a pesquisa traz uma apresentação dos principais conceitos e particularidades utilizados para o desenvolvimento do trabalho. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada uma abordagem quantitativa, na qual se utilizou um questionário online aplicado aos estudantes cadastrados na assistência estudantil da UFES para a coleta de dados, com um retorno de 493 respostas completas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, com o uso do software Smart-PLS. Os resultados mostraram que a resiliência pessoal impacta, de forma positiva, a vivência acadêmica do estudante e que esta, por sua vez, impacta, também de forma positiva, a satisfação do estudante com a Universidade. Por outro lado, constatou-se que a resiliência pessoal não impacta diretamente a satisfação, somente indiretamente, por meio da vivência acadêmica. Assim, a vivência acadêmica apresenta-se como um fator mediador nessa relação. O modelo proposto foi capaz de explicar 65,20% da satisfação dos estudantes com a Universidade. A partir dos resultados, como produto tecnológico, foi elaborado um relatório técnico, contendo os principais achados da pesquisa a ser entregue aos gestores da Universidade. Esse relatório pode dar subsídio às futuras tomadas de decisão, com o intuito garantir a satisfação e permanência dos estudantes cadastrados na assistência estudantil na instituição.

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