CRITÉRIOS DE UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA MARCA DO IFES COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL

Nome: LARA RIOS BUENO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/06/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Examinador Interno
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
MARISA ROCHA LOPES Examinador Externo
OCTAVIO CAVALARI JUNIOR Examinador Externo

Resumo: A gestão da marca vem se tornando cada vez mais essencial para a imagem de uma instituição. É possível encontrar em abundância os temas que envolvem a marca como o principal ativo intangível, que identifica e representa a instituição perante seus públicos, como a marca de uma organização. O contexto do problema foi representado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), cuja história de sua marca envolve diversas mudanças, desde a junção das quatro autarquias para a formação do Ifes, a alteração gráfica da marca por três vezes até a atual. O problema de pesquisa se apresenta na pergunta: “Como o Ifes orienta seu público interno de forma adequada sobre o uso e aplicação de sua marca em diferentes ações e atividades?”. A partir dessa situação, foi elaborado o objetivo geral de compreender a leitura que os servidores do Ifes fazem sobre a marca da instituição, em relação à importância desses procedimentos de uso e aplicação para a gestão da marca. A pesquisa foi sustentada teoricamente por conceitos da comunicação pública, estudo de marca, semiótica e manualização como forma de gestão. Quanto aos aspectos metodológicos, lançou-se mão da abordagem qualitativa, tipificada na pesquisa bibliográfica, documental e analítico-descritiva. Para tal, foram realizadas entrevistas online, com roteiro de perguntas abertas e fechadas, das quais participaram gestores e responsáveis pela comunicação dos campi do Ifes para avaliar sua percepção sobre o conhecimento de diferentes aspectos da marca da instituição. A amostra, por conveniência, foi composta por 30 participantes que externaram sua opinião sobre a marca, formas de aplicação, documentos institucionais utilizados para se orientarem, além de concentrar sugestões sobre formas eficazes de disseminar informação sobre gestão da marca do Ifes. Para a análise das respostas, utilizou-se dos conceitos semióticos de Peirce, que forneceram os parâmetros para otimizar o agrupamento das respostas obtidas. A partir da análise, como resultado, percebeu-se a falta de conhecimento sobre a importância, uso e aplicação da marca do Ifes, levando à busca de um mecanismo para disseminar a forma adequada dos procedimentos. Assim, viu-se a necessidade de elaborar uma ferramenta gerencial intitulada “Guia rápido de utilização e aplicação da marca do Ifes”, configurado como o produto técnico/tecnológico resultante desta dissertação. Seu conteúdo foi estruturado com uma comunicação direta e objetiva, composta de informações diversas sobre o uso e aplicação da marca.

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