CLIMA ORGANIZACIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Nome: JOSIAS SOARES DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/11/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Orientador
MARCOS VINÍCIUS FERREIRA DOS SANTOS Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: Introdução: As constantes transformações no mercado de trabalho exigem que as organizações busquem o aperfeiçoamento da produção. Por meio da busca, as organizações perceberam que deveriam priorizar os trabalhadores, pois conhecimentos e habilidades demonstraram ser o grande diferencial das organizações, tornando-se fundamental conhecer o grau de satisfação destes colaboradores, o que envolve fatores como satisfação pessoal, possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento, bom salário, benefícios e ambiente de trabalho harmônico, o que de forma genérica e ampla define a qualidade de vida no trabalho. Pode-se afirmar que o clima organizacional influencia a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), uma vez que o clima organizacional nada mais é do que o indicador do nível de satisfação (ou insatisfação) experimentado pelos colaboradores no trabalho. O problema é que as mudanças na estrutura dos processos produtivos das organizações geraram impactos negativos na saúde e segurança no trabalho de colaboradores, aspectos como desgaste físico e mental, baixa autoestima e insatisfação passaram a fazer parte do cotidiano do trabalhador. Estes podem ser os motivos para o aumentado do absenteísmo, afastamento temporário e definitivo destes colaboradores, fazendo com que as organizações repensassem a relação estabelecida com os colaboradores. Assim, as práticas mecanicistas deram lugar a uma visão humanística, considerando o ser humano em totalidade. Estas mudanças também são impostas às Instituições de Ensino Superior (IES), dentro destas instituições o ambiente universitário é visto como cenário altamente desgastante para o docente, tornando-se imprescindível conhecer a percepção destes, quanto à QVT e ao clima organizacional. Por meio destas percepções, os gestores poderão tomar decisões mais assertivas no propósito de criar ambiente saudável e estimulante. O objetivo principal foi avaliar a correlação do clima organizacional e qualidade de vida no trabalho dos docentes dos Departamentos de Clínica Odontológica e Prótese Dentária do Curso de Odontologia da UFES, identificando os níveis de satisfação e motivação em relação à percepção dessas variáveis. Em termos teóricos, a pesquisa traz exposição dos principais conceitos e particularidades utilizados para o desenvolvimento do estudo. Quanto aos métodos e procedimentos, tratou-se de estudo observacional, descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido por meio de pesquisa survey. Esta pesquisa foi desenvolvida na UFES, sendo a população composta pelos docentes dos Departamentos de Clínica Odontológica e Prótese Dentária, do Centro de Ciências da Saúde. Participaram deste estudo 44 docentes, o instrumento para coleta dos dados foi organizado por meio de questionários, usando-se de formulário eletrônico, visando conhecer o perfil sociodemográfico, analisar a QVT e o clima organizacional na perspectiva dos docentes. Os dados foram submetidos às técnicas estatísticas descritivas e inferências para analisar e identificar possíveis correlações entre as variáveis da pesquisa. Para avaliação das correlações entre clima organizacional e QVT, aplicou-se a correlação de Pearson. Adotou-se como nível de significância 5%, também, realizou-se o teste de normalidade da amostra, optando-se por avaliações paramétricas. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes eram mulheres, com idades acima de 46 anos, com alto nível de escolaridade e experiência na instituição. De forma geral, os participantes demonstraram satisfação média positiva com o clima organizacional e a QVT; a correlação entre QVT e clima organizacional foi forte e positiva; e que esta correlação foi dada pela semelhança de construtos e domínios. Dentro dos domínios da QVT, o destaque positivo foi “Uso das Capacidades” e o negativo, “Condições de Trabalho”, já dentro dos domínios de clima organizacional, os destaques positivos foram “Relacionamento Interpessoal” e “Sucessão Político-Administrativa e Comportamento das Chefias”, e o destaque negativo foi “Organização e Ambiente de Trabalho”. A partir dos resultados, como produto técnico/tecnológico, elaborou-se relatório gerencial sobre a QVT e o clima organizacional dos docentes. Mediante este relatório, os gestores poderão elaborar estratégias para melhorias do ambiente organizacional, diminuindo as incertezas nas tomadas de decisões. A pesquisa foi desenvolvida dentro da Linha de Pesquisa 2, intitulada “Tecnologia, inovação e operações no setor público”, e encontra-se inserida no Projeto Estruturante 3, intitulado “Ações e programas finalísticos e de apoio/suporte ao governo”.

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