PLATAFORMAS UTILIZADAS PARA TREINAMENTO EM GOVERNANÇA CORPORATIVA COM GAMIFICAÇÃO: UMA APLICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Nome: CAMILA FERREIRA TINELLI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 03/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Examinador Interno
FRANCISCO DE ASSIS BOLDT Examinador Externo
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Resumo: As oportunidades fornecidas pelas tecnologias modificaram o envolvimento com os serviços, tanto na esfera privada como na pública. No que tange a esta última, os investimentos se deram principalmente em função da evolução tecnológica digital e da maior exigência da atual sociedade. A partir de 2013, o Tribunal de Contas da União passou a medir os índices de governança pública dos órgãos e entidades do setor público, utilizando-se de indicadores que mostram os pontos vulneráveis e carentes de melhorias. Isso significa que as instituições de baixo nível de maturidade são incapazes de entregar à sociedade o produto/serviço desejado. Para que esse quadro melhore, os servidores precisam estar preparados para atender às novas demandas. A partir do framework das principais dimensões de governança corporativa em Instituições de Ensino Superior (IES), que auxiliam no diagnóstico da governança pública, percebeu-se a necessidade de propor um treinamento em formato gamificado, traduzido em um jogo para dispositivos móveis. A iniciativa apoia-se na crescente aplicação dos jogos para a melhoria das ações educacionais dos ocupantes dos cargos e funções críticas no setor público, assim como já explorada no setor privado. Os jogos são sistemas motivadores capazes de produzir nos servidores um engajamento mais efetivo do que o formato tradicional. O problema consistiu em identificar as plataformas utilizadas para treinamentos em governança corporativa com o uso de gamificação, tendo como objetivo principal a proposta de um jogo voltado para o treinamento em governança corporativa aplicada ao serviço público para uso em plataforma móvel em termos teóricos o modelo adotado foi de desenvolvimento de um protótipo. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a dimensão qualitativa com pesquisa exploratória. Os dados iniciais da revisão sistemática da literatura foram coletados de duas bases científicas, Scopus e Web of Science, que forneceram um panorama das publicações relacionadas ao tema pesquisado nos últimos três anos. Por último, foi aplicado um questionário a um grupo de foco para validar o produto técnico gerado esta pesquisa. O resultado foi de um jogo voltado para o treinamento de gestores da instituição pesquisada, com mais de uma versão produzida a partir de algumas validações com o grupo focal. O produto tecnológico obtido foi caracterizado para treinamento de pessoal com uso de tecnologia. O jogo é disponibilizado em dispositivos móveis com sistema operacional Android a partir da versão 5.1, intitulado Space Governance Adventures, no estilo de corrida infinita, e sua nova versão, desenvolvida no estilo de plataforma, denominou-se Conayn's Adventures.

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