ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO
SANTO NO INSTAGRAM

Nome: MARIANA SIMÕES DE REZENDE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Examinador Externo
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Orientador
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA Examinador Interno

Resumo: com a popularização da internet e as novas possibilidades que ela representa, urge que as organizações se adaptem às novas formas de comunicação, como as redes sociais digitais. Nesse contexto estão as universidades públicas, que nem sempre conseguem acompanhar o ritmo dessas mudanças, configurando-se assim, o problema desta pesquisa. Diante desta necessidade e do papel social da comunicação pública, o objetivo geral do trabalho foi estudar a comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio do Instagram com a finalidade de propor um plano de comunicação para a rede. Como métodos e procedimentos, foram utilizadas: a abordagem quali-quantitativa, a pesquisa bibliográfica e documental, a netnografia e a análise de conteúdo. A respeito da teoria, este trabalho respalda-se nos conceitos de comunicação pública organizacional (à luz de autores como Matos, Brandão, Kunsh, Bueno, Lupetti e Duarte), cibercultura (sob a ótica de Castells, Lévy e Jenkins), o marketing digital e mídias sociais digitais (Kotler, Cobra, Cezar, Torres, Vaz, Terra e Recuero). Após a análise, os principais resultados indicam que a comunicação feita no Instagram oficial da Ufes apresenta um déficit de conteúdo estratégico que destaque ações de ensino, pesquisa e extensão, necessitando de um plano de comunicação para valorização da produção e atividades que acontecem na universidade. Além disso, pode-se dizer que há um desequilíbrio na divulgação relacionada aos diversos campi, priorizando o campus de Goiabeiras em detrimento dos demais. Por fim, como produto técnico/tecnológico, foi elaborado um plano de comunicação para o Instagram da Ufes, a ser entregue à Superintendência de Comunicação da Ufes para o desenvolvimento da comunicação na mídia social supracitada. A pesquisa foi desenvolvida conforme a linha 2 do programa de pós-graduação em gestão pública: Tecnologia, inovação e operações no setor público. O foco desta linha é o desenvolvimento profissional utilizando tecnologias de gestão, informação, inovação e comunicação para promover a melhoria do serviço público, dentro do projeto estruturante 3, ações e programas finalísticos e de apoio/suporte ao governo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910