Transformação Digital dos Procedimentos de Matrícula do Sistema de Seleção Unificada Sisu em uma Universidade Federal
Nome: ANITA OLIVEIRA LACERDA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/06/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Externo |
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA | Orientador |
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA | Examinador Externo |
TACIANA DE LEMOS DIAS | Examinador Interno |
Resumo: Introdução: O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado do Ministério de Educação (MEC) utilizado por diversas Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras para oferta de vagas em seus cursos de graduação. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) adota, desde 2017, o SiSU como principal meio de acesso aos seus cursos de graduação presenciais e oferta mais de duas mil vagas a cada edição. A seleção é realizada por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, após classificação dos candidatos aprovados, a Ufes realiza a convocação dos aprovados para comparecimento presencial e realização de procedimentos de matrícula. Contexto: Com a pandemia do novo Coronavirus COVID 19, decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020, e a suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal do Espírito Santo a partir de 17 de março de 2020, houve o impedimento de realização dos procedimentos presenciais de matrícula dos aprovados no SiSU Ufes 2020/2. Realizou-se então a conversão dos procedimentos presenciais em procedimentos remotos de matrícula, para dar continuidade ao SiSU, cumprindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação . O problema que se apresentou neste trabalho foi como garantir a matrícula dos candidatos aprovados no SiSU Ufes 2020/2 por meio de procedimentos digitais adotados durante pandemia do Covid 19, obedecendo aos princípios da transparência e eficiência na Administração Pública. Relaciona-se a esse problema o trabalho desempenhado por diversas comissões de verificação do direito às cotas, realizado presencialmente nas edições anteriores do SiSU. O objetivo principalfoi analisar a percepção dos servidores envolvidos com relação aos procedimentos digitais de matrícula adotados na Universidade Federal do Espírito Santo. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a abordagem qualitativa, configurando-se a pesquisa como fenomenológica. A coleta de dados foi feita por meio de levantamento bibliográfico e documental, associada com a aplicação da entrevista narrativa. Como resultado, observou-se que o contexto adverso de suspensão das atividades presenciais e a ameaça de contaminação pelo vírus potencialmente letal COVID 19 foi um elemento propulsor para a ocorrência de uma transformação digital que trouxe melhorias aos envolvidos nos procedimentos de matrícula. Ao final deste estudo foi obtido, como Produto Técnico/ Tecnológico, um Anteprojeto para realização de procedimentos digitais de matrícula, com o mapeamento dos pontos a serem melhorados.