Inovação para Produção Técnico/tecnológica de Programa de Pós-graduação Profissional

Nome: MARCOS CÉSAR MORAES DA SILVA JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARMANDO MANUEL BARREIROS MALHEIRO DA SILVA Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador

Resumo: Introdução: O processo de desenvolvimento da pós-graduação brasileira esteve sempre inserido no contexto histórico político-econômico brasileiro, tendo passado por diversas fases. É importante destacar o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que durante a década de 1970 iniciou um processo de criação da avaliação dos programas de pós-graduação no país, com o objetivo de desenvolver critérios para o desenvolvimento das produções cientificas. Para alcançar tal propósito criou padrões de qualidade a serem seguidos, a fim de elevar a qualidade da produção nacional, alinhando alguns tipos de fomento aos critérios estabelecidos. O processo de avaliação se desenvolveu de forma dinâmica, alterando sua periodicidade ao longo do tempo. sempre se atualizando, buscando a excelência da pós-graduação nacional. O problema desta pesquisa encontra-se no bojo da nova metodologia de avaliação das produções científicas para o ciclo 2017-2020, particularmente a introdução de uma metodologia única de avaliação dos produtos técnico/tecnológicos que passaram a ser exigidos no referido quadriênio. Essa inovação gerou muita incerteza e desconhecimento por parte dos envolvidos no processo de avaliação, sendo necessária uma análise detalhada destes novos critérios para que fosse possível que os programas se adequassem a esta nova realidade e elevassem o padrão de qualidade das pesquisas desenvolvidas. O objetivo principal foi propor procedimentos para coletar, analisar e disseminar as produções científicas oriundas de dissertação na modalidade de Produto Técnico/Tecnológico (PTT) de um programa de pós-graduação em gestão pública da, área 27 da Capes, apresentando suas contribuições e atendendo às exigências dessa coordenação. Em termos teóricos a pesquisa foi amparada nas Teorias da Gestão do Conhecimento e Teoria da Avaliação Institucional. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a abordagem mix, sendo prioritariamente qualitativa- diagnóstica, configurando-se a pesquisa como descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental das produções oriundas de dissertação e dos documentos instrucionais elaborados pela Capes e pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGGP), bem como das respostas obtidas com a aplicação de questionários para os egressos do programa, titulados entre 2017 e 2020. O resultado foi o desenvolvimento da metodologia de análise das produções, em alinhamento ao objetivo da pesquisa, a partir dos quais foram elaborados dois produtos: a) Relatório Técnico Conclusivo - Diagnóstico das Produções Cientificas modalidade PTT oriundas da Dissertação do PPGP-UFES 2017-2020, e b) Relatório Técnico Conclusivo – Proposta de implementação do modelo gerencial das produções técnico/tecnológicas oriundas das Dissertações, através de instruções e de procedimentos.

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