PROPOSIÇÃO DE AÇÕES PARA POTENCIALIZAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE
RECURSO FINANCEIRO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
PROFISSIONAL JUNTO À INICIATIVA PRIVADA

Nome: ELIMARA DO ROSÁRIO CÁO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCLEIDE MARIA MACÊDO PEDERNEIRAS Examinador Externo
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Resumo: A busca por fontes alternativas de financiamento na educação pública, em um cenário de corte de investimento público, demonstra-se uma ação desafiadora, seja a captação no âmbito público ou privado. Dentre as possibilidades, a legislação aponta a captação de recurso através de ações voltadas para o estímulo da inovação e à produção tecnológica e científica, por meio da parceria com organizações públicas ou privadas. Nesse sentido, investimentos públicos adicionais têm sido aportados no setor, mas ainda assim insuficientes. Por outro lado, a inexecução ou baixa captação de recurso financeiro junto ao setor privado, figura-se uma prática incipiente na educação pública profissional, o que levantou por problema o questionamento: Quais ações propor para potencializar a captação de recurso financeiro em um campus de uma instituição pública de ensino profissional junto à iniciativa privada? Tendo por objetivo principal o de propor ações para potencializar a captação de recurso financeiro entre um campus de uma Instituição da Rede Federal de Ensino Profissional (IRFEP) e a iniciativa privada, abordou-se em termos teóricos o papel das Instituições de Ensino Profissional e sua relação com a iniciativa privada, a gestão da captação de recurso externo em instituições de ensino público, a lei de inovação e a parceria privada na educação profissional brasileira e atuação da fundação de apoio no ensino profissional. Quanto aos métodos científicos a pesquisa realizou-se com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva da relação entre um campus da rede federal de
ensino profissional e a iniciativa privada, utilizando-se da árvore da realidade atual para identificação das relações causa-efeito do processo de inexecução de
parcerias com repasse financeiro e tendo por fontes de dados: acervo documental dos processos de parcerias com o mercado no período de 2020 a 05/2021, intermediadas pela fundação de apoio, o levantamento bibliográfico, o benchmarking, entrevistas e a observação não participante para responder à
problemática. Os resultados da revisão de literatura demonstraram que práticas de empreendedorismo, transferência de tecnologia, doações, compartilhamento de custos, alinhadas à tecnologia podem potencializar a arrecadação de recurso financeiro. Entretanto obstáculos como insuficiente aporte de recursos humanos e baixa qualificação para interação com atores do ecossistema acadêmico reduzem a interação escola-empresa. Assim, como produto técnico apresentou-se Relatório Técnico Conclusivo, com proposição de um plano de ação de melhorias do processo de parceria com o mercado, com fim de potencializar a captação de recurso financeiro e incrementar a interação escola-empresa para um campus de uma instituição da rede federal de ensino profissional.

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