DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM UNIVERSIDADES
FEDERAIS BRASILEIRAS: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO AHP PARA
APOIAR A ALOCAÇÃO DE RECURSOS

Nome: VITOR AUGUSTO ROCHA POMPERMAYER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WELLINGTON GONÇALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE FORMIGONI Examinador Externo
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO Examinador Interno
WELLINGTON GONÇALVES Orientador

Resumo: O adequado uso de recursos públicos é tema recorrente nos debates sobre qualidade
e eficiência da Administração Pública. Desta forma, no que se refere às Instituições
Federais de Ensino Superior (IFES), esse tema ao longo do tempo ganhou elevada
importância num contexto de crescentes cortes no orçamento da educação pública.
De modo a otimizar a utilização de um orçamento cada vez menor, os gestores dessas
instituições devem estar aptos para a tarefa de tomada de decisão quanto ao uso dos
recursos, com destaque para a forma com que esse montante é alocado internamente
em cada uma delas. Uma das formas de auxiliar esse processo é a adoção de
ferramentas de apoio à tomada de decisão. Neste sentido, o objetivo desse trabalho
é propor uma abordagem que auxilie gestores a encontrarem alternativas que
contribuam para uma alocação eficaz de recursos em Universidades Federais
Brasileiras. A partir da revisão teórica/técnica de documentos institucionais e produção
científica acerca da alocação de recursos em unidades acadêmicas nas
Universidades Federais Brasileiras, foi possível levantar critérios e alternativas que
podem ser utilizadas pelos gestores para sistematizar a alocação dos recursos
orçamentários. Desta maneira, foi realizado um levantamento survey com servidores
e discentes da unidade pesquisada para definir os fatores mais relevantes dentro
desse contexto. Com os dados levantados, estes foram submetidos ao método
multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP), que possibilitou um tratamento
analítico e interpretação desses dados, de modo que os critérios e alternativas foram
quantificados por meio do julgamento dos respondentes da pesquisa. Os resultados
mostraram priorização do critério relacionado aos custos das unidades acadêmicas,
assim como a utilização de um indicador que contempla diversos critérios e
subcritérios elencados. Buscou-se, com os resultados da pesquisa, a elaboração de
um Produto Técnico voltado à indicação de critérios e indicadores que irão auxiliar as
universidades na adequação de seus modelos de distribuição orçamentária para as
unidades acadêmicas.

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