Retenção Discente nos Cursos de Graduação da Ufes

Nome: ALEXANDRE SEVERINO PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/11/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUTEMBERG HESPANHA BRASIL Examinador Interno
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Examinador Externo
MARIA EMÍLIA CAMARGO Examinador Externo
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: A retenção no ensino superior foi definida como a condição em que o estudante demanda um tempo maior do que o previsto na matriz curricular para conclusão do curso. Esse fenômeno atua contrariamente a finalidade da instituição comprometendo a taxa de sucesso, gerando ociosidade de recursos humanos e materiais e pode provocar a evasão. Os principais objetivos desta pesquisa foram identificar os fatores associados à retenção dos estudantes dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo e propor ações institucionais visando à redução desses índices. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa, utilizando dados secundários. Informações obtidas da revisão da literatura articuladas com recursos de estatística descritiva, tabelas de contingência, testes Qui-quadrado de Pearson e Regressão Logística foram utilizados para análise dos dados. A área de Linguística, Letras e Artes apresentou o maior percentual de retenção discente, enquanto o menor nível foi observado na área de Ciências da Saúde. Os principais fatores intervenientes no processo de retenção foram coeficiente de rendimento acumulado, número de reprovações, relação candidato/vaga do vestibular, área do conhecimento, desempenho na segunda etapa do vestibular e trancamento de curso. Assim foi confirmado que o desempenho acadêmico é o componente vital para o sucesso do estudante. O indicador Nível de retenção baseado no ritmo do aluno se mostrou como boa alternativa para monitoramento da retenção. As ações institucionais propostas foram a realização de pesquisas sobre desempenho acadêmico e trancamentos de curso, a estruturação de programas de apoio acadêmico, a aproximação entre a universidade e escolas de nível médio, a utilização do indicador testado e a criação de um banco de dados acadêmico unificado.

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