Fatores que afetam a Persistência dos Discentes em Cursos Superiores na Modalidade a Distância

Nome: WILLIAM GABRIEL CORRÊA PÉTRIS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/08/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Examinador Interno
OCTAVIO CAVALARI JUNIOR Examinador Interno
PATRÍCIA MARIA BORTOLON Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem da persistência discente em cursos superiores na modalidade a distância (EaD), utilizando-se de um modelo teórico adaptado do modelo proposto por Rovai (2003). A persistência combate a ociosidade de recursos humanos e materiais, contribuindo para o sucesso da instituição. Os principais objetivos desta pesquisa foram identificar os fatores associados à persistência discente em quatro cursos superiores EaD da Ufes, três de graduação e um de especialização e um curso EaD de especialização do Ifes, além de propor ações institucionais visando à ampliação desses índices. A coleta de dados utilizou um questionário com perguntas fechadas aplicado aos alunos persistentes (cursando e formados) e desistentes (evadidos) dos cursos estudados. Foram obtidas 415 respostas válidas que foram analisadas utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo survey dividido em duas etapas. A primeira etapa é descritiva e a segunda etapa tem caráter explicativo. Tabelas de contingência, testes Qui-quadrado de Pearson e Regressão Logística foram utilizados para análise dos dados. Os fatores que mais afetaram a decisão de persistir foram o local anterior de formação do aluno, o seu respectivo desempenho escolar anterior, a sua habilidade na utilização de computadores e sistemas, a sua renda mensal familiar, o número de horas semanais de estudo, problemas de ordem pessoal, acompanhamento pedagógico, a frequência com que encontra seus colegas do curso, a sua percepção de retorno acadêmico e profissional e a imagem que o discente tem da sua IES. As principais ações institucionais propostas foram permitir que o aluno desenvolva a sua habilidade no uso do computador e ambiente de sala de aula virtual antecipadamente ao início do curso, aperfeiçoar as salas virtuais com recursos dinâmicos para atrair a atenção do aluno, manter uma infraestrutura adequada de tecnologia nos polos, aperfeiçoar o acompanhamento pedagógico, divulgas as contribuições da IES para a sociedade, ampliar a promoção de encontros presenciais e ampliar a relação da IES com o mercado de trabalho.

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