MAPEAMENTO DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUBSIDIAR
A AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Nome: Leonardo Braga Guimarães
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Taciana de Lemos Dias Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Marcel Olivier Ferreira de Oliveira Examinador Externo
Marilene Olivier Ferreira de Oliveira Examinador Interno
Taciana de Lemos Dias Orientador

Resumo: O desenvolvimento científico, tecnológico e social está diretamente associado à informação. Ela representa garantia de liberdade, potencializando no homem sua capacidade de escolha, de decisão para si mesmo e para a sociedade. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) fazem parte desse contexto sendo objeto de investigação de vários estudiosos, principalmente no que se refere à forma como nos relacionamos com estas tecnologias, seja como indivíduos ou como organizações. Nas instituições públicas, especificamente nas Universidades, as TIC se apresentam como desafios e ao mesmo tempo tem possibilitado mudanças significativas principalmente, no planejamento, na organização, na representação, na preservação, no uso e na disseminação do conhecimento produzido nos Programas de Pós-graduação. Assim, considerando o volume de informações produzidas pelos programas de pós-graduação, chega-se ao problema desta pesquisa: Quais são os requisitos de dados para a estruturação de um sistema de informação da pós-graduação de uma instituição de ensino superior a partir de sua coexistência com o sistema de avaliação da CAPES? As instituições escolhidas para a pesquisa referem-se à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP-UFES). A escolha pela UFES fundamenta-se na posição consolidada da universidade em seus programas de pós-graduação e na experiência do autor no desenvolvimento de sistemas da UFES. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva bibliográfica e analítica para a investigação teórica e metodológica dos temas abordados, com abordagem qualitativa e pesquisa aplicada, para a análise dos sistemas de coletas de informações do PPGGP-UFES e da CAPES. Os resultados obtidos apontam para a importância da integração dos dados da pós-graduação como uma necessidade para as instituições que almejam a transparência de suas atividades e boas práticas de gestão das informações referentes à pós-graduação. Como trabalhos futuros o desenvolvimento de modelo de data warehouse e modelo de disseminação de informações.

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