Evasão de alunos de graduação: estudo com bancos de
dados nos centros da UFES em Alegre

Nome: Sergio Rodrigues Silveira
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/06/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Clovis Eduardo Nunes Hegedus (Alegre) Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio Almeida de Barros Junior Examinador Externo
Clovis Eduardo Nunes Hegedus (Alegre) Orientador
Wendel Sandro de Paula Andrade Examinador Interno

Resumo: A evasão é um fenômeno que representa um problema para as instituições de ensino, sejam públicas ou particulares, ocasionando perda de recursos de todos os envolvidos no processo de ensino. A Mineração de Dados Educacionais é uma área de pesquisa recente que tem se demonstrado promissora no desenvolvimento de métodos para a exploração de dados produzidos em ambientes educacionais, ajudando na elaboração de indicadores para mitigação dos fatores que impedem a permanência de alunos. O objetivo principal da presente pesquisa foi obter informações que proporcionem a aquisição de conhecimentos relacionados à evasão estudantil na Universidade Federal do Espírito Santo e que possibilitem a tomada de decisões que favoreçam a permanência de seus alunos. A pesquisa realizou uma abordagem quantitativa, utilizando dados secundários para obter padrões e modelos que permitiram realizar análises preditivas com suas variáveis. Quanto a seus fins, tratou-se de uma pesquisa descritiva e metodológica. Como fonte de dados, foram utilizadas tabelas contendo informações sociais e acadêmicas de alunos matriculados nos anos de 2007 a 2018 nos dois centros da UFES, localizados no município de Alegre. O pré-processamento, a transformação e a mineração dos dados foram realizados com auxílio do programa RapidMiner Studio, versão 9.2.001, plataforma WIN64. Com os resultados obtidos, concluiu-se que é possível ampliar o conhecimento e a capacidade de tomada de decisões da gestão universitária da UFES para reduzir os índices de evasão na instituição. Como produto técnico resultante da pesquisa, elaborou-se um conjunto de instruções para que a gestão pública da UFES possa utilizar o mesmo processo aplicado neste trabalho para realizar predições com alunos futuros.

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