COMPORTAMENTO DA ACIDENTALIDADE NO PROCESSO DE
IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA GESTÃO DA
SEGURANÇA VIÁRIA NO ESPÍRITO SANTO

Nome: RICARDO ALVES SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Orientador
JOILSON DE ASSIS CABRAL Examinador Externo
WELLINGTON GONÇALVES Examinador Interno

Resumo: Relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito
destacam que a ocorrência de acidentes de trânsito é a oitava causa de morte no mundo,
atingindo um total de um milhão e meio de óbitos e aproximadamente 50 milhões de feridos.
Atenuar este índice tem exigido estratégias e planejamento ininterruptos. Com os avanços
tecnológicos, uma das alternativas de mitigação, é tornar a fiscalização dinâmica em
diferentes pontos críticos de acidentalidade, com planejamento e gestão, buscando alcançar
a mudança de comportamento nestes locais, intensificando a presença ostensiva no período
correto. O problema é que o planejamento por vezes encontra-se alicerçado de empirismo,
construídos de forma assistemática, prescindindo de parâmetros estatísticos. Agir com foco
na prevenção e intervenção imediata nos acidentes graves implica em direcionar os recursos
necessários, humanos e materiais, para os trechos rodoviários de maior incidência desses
eventos, a partir da análise aprimorada de dados estatísticos. Com a falta de planejamento,
os resultados podem ficar comprometidos, por meio do qual, através de uma Operação
denominada Praevenire, buscou-se verificar o quanto que a utilização de ferramentas
tecnológicas poderiam impactar na redução de acidentes nas rodovias federais do Estado do
Espírito Santo. O objetivo principal é caracterizar a implementação de soluções tecnológicas
na gestão da segurança viária no Espírito Santo por meio de estudo estatístico de corte
transversal com uma abordagem quantitativa. Em termos teóricos a pesquisa foi amparada
na busca de ferramentas para a análise de acidentes de trânsito com o uso de um sistema de
informação geográfico, propiciando um controle gerencial. Quanto aos métodos e
procedimentos, foi utilizada a abordagem quantitativa e qualitativa, baseada em
levantamento da acidentalidade, configurando-se a pesquisa como bibliográfica, documental
e aplicada. A coleta de dados foi realizada por meio dos registros oficiais de acidentalidade
disponíveis nos Dados Abertos, da Polícia Rodoviária Federal. Por intermédio deste
levantamento foram desenvolvidos painéis que buscam fornecer elementos precisos para
viabilizar um planejamento no local dos acidentes, no horário de maior ocorrência. Os
resultados mostraram que com a utilização de ferramentas que auxiliam no planejamento e
gestão das atividades, conseguiu-se alcançar resultados que reduziram efetivamente a
acidentalidade nas rodovias federais capixabas. A partir dos resultados, como produto
técnico, serão implementados dashboards (painéis) que objetivarão aglutinar ferramentas de
gestão que proporcionarão a realização de planejamento utilizando dados oficiais, técnicos e
impessoais, que têm por finalidade a diminuição dos índices de acidentes graves. Esta
ferramenta proporcionará ao gestor, acesso a dados precisos de acidentes, aglutinados de
forma a viabilizar um planejamento técnico.

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