Orientações Gerais aos Alunos

OFERTA DE DISCIPLINAS / DATAS DE MATRÍCULA E REMATRÍCULA / INÍCIO DAS AULAS  

PARA 2024-1 

OFERTA DE DISCIPLINAS

DATA DE REMATRÍCULA  PARA 2024-1: 04 a 06/03/2024

INÍCIO DAS AULAS: a partir de 11/03/2024

 

1) MATRÍCULA, REMATRÍCULA E MANUTENÇÃO DE VÍNCULO 

A partir de 2023, as matrículas e rematrículas até a integralização dos créditos serão realizadas pelo PORTAL DO ALUNO, conforme tutorial. 

É indispensável o diálogo com o orientador especialmente para definir as disciplinas optativas. A matrícula só é formalizada após o aceite do orientador no Portal do Professor.

Depois do cumprimento dos créditos, bastará apenas fazer a manutenção do vínculo, que se efetive automaticamente após a solicitação pelo Portal do Aluno. Dessa forma, não depende da chancela do orientador, tal como se exige para matrícula em disciplinas.

O total de créditos a serem cursados em disciplinas, as condições e realização da qualificação e da defesa, bem como seus rescpectivos prazos, estão todos definidos no regimento do curso.

É permitido a realização de créditos fora do PPgGP, bem como o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outro mestrado anteriormente. Para tanto, devem ser observadas as regras estabelecidas regimento do curso.A matrícula em disciplina de outros programas é por conta da respectiva secretaria do curso ofertante. O aluno deve se informar previamente a respeito dos prazos e condições para a matrícula.

 

2) LOGIN ÚNICO 

1. Após ser cadastrado pela SUPG, acesse a página para receber/recuperar sua senha e login único. 

2. Informe o CPF e o e-mail pessoal informados no processo seletivo 

3. Se as informações estiverem corretas, você receberá um e-mail com um link para escolher a senha. Você terá 30 minutos para acessar o link e ativar a senha. 
 
De posse do login e senha você poderá acessar diversos serviços oferecidos pela Ufes, como por exemplo: 

1. PORTAL DO ALUNO, para matrícula, rematrícula, expedir carteira estudantil, histórico escolar, comprovante de matrícula entre outros; 

2. Ferramentas do Google Workspace – Gmail, Google Drive, Google Meet, etc; 

3. AVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem; 

4. Portal de Periódicos Capes; 

4. Portal RNP (Rede Nacional de Pesquisa)  com serviço de web conferência, dentre outros;  

5. Acesso à rede wireless EDUROAM.  

6. Pacote Microsoft 365 gratuito. Vej as instruções de uso.

7. Sistema Integrados de Bibliotecas, mediante cadastro na Biblioteca Central.

IMPORTANTE: 

1) No Portal EDUTICS, há tutoriais do Google Workspace. 

2) Para a ativação do recebimento de e-mails de alunos da Ufes pelo Gmail (no GSuite), veja as instruções no portal, na aba “Serviços”.

3) Para quem utiliza outra conta pessoal do Gmail, recomenda-se a utilização de um navegador exclusivo para a utilização do Google Workspace, para evitar conflito de login. 

4) O aluno perde acesso aos serviços disponibilizados via login único quando é desligado do programa, o que pode ocorrer por ocasião da entrada no pedido de diploma ou por jubilamento nos termos do regimento do curso. 

Em caso de dúvidas ou problemas quanto ao login único, o atendimento é feito pelo e-mail: atendimento [at] ufes.br.

 

3) PASSE ESCOLAR  

O estudante de mestrado/doutorado tem direito ao uso de passe escolar. Para tanto, deverá seguir as orientações contidas na página da PRPPG e no site do GV BUS, na aba “Estudantes”

 

4) AUXÍLIOS FINANCEIROS 

O PPgGP indica o auxílio para apresentação de trabalhos em eventos científicos em eventos e publicações em periódicos. Veja as orientações e condições para receber

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910