Produção Internacional - Towards an ecocentric image of the world: from the epistemological turn to environmental democracy
Ao longo das últimas décadas, a crise ambiental deixou de ser uma preocupação periférica para tornar-se um dos maiores desafios do nosso tempo. Mudanças climáticas, perda da biodiversidade, degradação dos ecossistemas e o crescente debate sobre o ecocídio revelam que não enfrentamos apenas uma crise ambiental, mas uma crise dos próprios fundamentos que orientam nossa relação com a natureza. É nesse contexto que se insere Towards an Ecocentric Image of the World: From the Epistemological Turn to Environmental Democracy, publicado pela Editora Poisson, propondo uma reflexão crítica sobre a necessidade de superar o paradigma antropocêntrico que historicamente reduziu a natureza à condição de mero objeto de exploração.
Reunindo contribuições da filosofia, do direito, da bioética, das ciências sistêmicas e dos estudos socioambientais, o livro defende que enfrentar os desafios do Antropoceno exige mais do que soluções técnicas: requer uma verdadeira mudança de paradigma. Ao longo de seus capítulos, os autores discutem a virada epistemológica em direção à ecoética, as contribuições das ciências da complexidade, a ecologia integral, a democracia ambiental, os direitos da natureza e os desafios de sua implementação por meio de modelos inovadores de governança socioambiental. A obra busca demonstrar que a construção de uma justiça ecológica depende da articulação entre novos referenciais éticos, instituições democráticas e instrumentos jurídicos capazes de reconhecer o valor intrínseco dos sistemas vivos.
Escrito em inglês para ampliar sua inserção no debate acadêmico internacional, o livro reúne uma bibliografia ampla e atualizada e dialoga com experiências jurídicas e constitucionais de diferentes países, especialmente da América Latina. Fruto da colaboração entre *Maria Laura Giacobello* (Università degli Studi di Messina), *Margareth Vetis Zaganelli* (Universidade Federal do Espírito Santo) e *Mateus Miguel Oliveira* (Universidade Federal Fluminense), Towards an Ecocentric Image of the World: From the Epistemological Turn to Environmental Democracy constitui uma contribuição interdisciplinar para pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em ética ambiental, direitos da natureza, democracia ambiental e justiça ecológica, oferecendo não apenas um diagnóstico da crise contemporânea, mas também caminhos teóricos e institucionais para a construção de uma nova relação entre humanidade e natureza.
*:com prefácio de Luca Valera, Professor da Universidad de Valladolid, Espanha, e do Cape Horn International Center, Chile.
