Cotutela internacional

A Cotutela internacional (também chamada de Co-Titulação) está se tornando mais comum em universidades brasileiras, como é internacionalmente. A Cotutela proporciona tanto aos alunos envolvidos quanto aos docentes um maior acesso e uma maior amplitude na obtenção de novos conhecimentos que podem produzir efeitos muito benéficos aos Programas.
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) poderá celebrar convênios com universidades estrangeiras para a realização de cursos de mestrado ou doutorado em regime de Cotutela. Os acordos específicos normalmente ocorrem através das interações entre os Programas de Pós-Graduação da UFES e o de outras instituições.
A UFES, por meio da Secretaria de Relações internacionais, possui ativos diversos em termos de Acordos de Cooperação Acadêmica com várias instituições internacionais em países, como Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina Austrália, Cabo Verde, Chile, Itália, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, França, México, Polônia, Portugal, Reino Unido Uruguai, dentre outros.
O PPGGP vem envidando esforços para ampliar a internacionalização do programa por meio do fomento e da consolidação de convênios com instituições estrangeiras nas quais atuam grupos de pesquisa que desenvolvem estudos correlatos aos efetuados pelas linhas de pesquisa do Programa. Esses esforços vêm sendo intensificados por meio da ampliação do número de participantes de docentes das linhas e pela busca por financiamentos. Vale destacar que a inserção internacional depende diretamente do apoio das agências de fomento, que nem sempre são fáceis de conseguir. No entanto, os esforços empreendidos no PPGGP evidenciam uma internacionalização crescente, que pode ser verificada por artigos em periódicos, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos internacionais, de docentes e discentes, registrados durante o triênio.
O crescimento da internacionalização do programa pode ser identificado pelos projetos e convênios já consolidados e com financiamento e parcerias em curso que visam a alcançar financiamentos nos próximos anos, listados a seguir. Os intercâmbios internacionais ocorrem por meio da participação de docentes em programas de pós-doutoramento no exterior, desenvolvendo parcerias com grupos de pesquisa de fora do Brasil.
Um indicador importante dessa integração pode ser identificado no desenvolvimento de pesquisas por parte de professores do Programa em nível de pós-doutoramento.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910