Diagnóstico de necessidades de capacitação de servidores públicos federais: uma proposta instrumental com mapeamento de processos

Nome: NÁTILA ROCHESSO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/11/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Examinador Externo
LOURENÇO COSTA Examinador Interno
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Resumo: A gestão de pessoas é uma área que precisa de atenção dentro de uma instituição pública, uma vez que as atividades nela desenvolvidas afetam a vida funcional de todos os servidores da instituição. Além disso, é uma área bastante auditada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que vem constatando cada vez mais erros de execução de atividades. Diante disso, esta pesquisa buscou diagnosticar necessidades de capacitação dos servidores que atuam na área de gestão de pessoas de um instituto federal de ensino (IFE) mediante a análise dos relatórios de auditoria da CGU e o mapeamento dos processos classificados como críticos. Os erros de execução de atividades constatados foram classificados por assuntos e, aqueles mais críticos, tiveram seus processos mapeados a fim de se identificar em qual etapa determinado erro acontece para que, assim, fosse possível indicar quais servidores envolvidos no processo precisam ser capacitados e em quê especificamente. O enquadramento metodológico levou em consideração o estudo qualitativo e quantitativo com a utilização de pesquisa documental e o auxílio de ferramentas estatísticas para a análise e o tratamento dos dados. A amostra baseouse nos relatórios de auditoria dos exercícios de 2009 a 2013, com enfoque na área de gestão de pessoas. Os resultados revelaram que os processos críticos em que os servidores da gestão de pessoas do IFE pesquisado atuam são relacionados a vantagem decorrente de decisão judicial, pensão, aposentadoria e ressarcimento ao erário. Por fim, esta pesquisa pôde ser útil para os gestores ao auxiliá-los em suas tomadas de decisão relacionadas a investimentos em capacitação e, com a proposta de mapeamento dos processos críticos, os pontos que precisam ser melhorados
puderam ser melhor visualizados.

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