Entre histórias e permanências: trajetórias da vida acadêmica de estudantes negros ingressos na UFES através do sistema de reserva de vagas
Nome: LORRANA NEVES NOBRE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/11/2016
Orientador:
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Papel |
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DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Orientador |
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE | Examinador Externo |
ROGÉRIO ANTÔNIO MONTEIRO | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa desta dissertação analisa as trajetórias acadêmicas de universitários negros e negras ingressantes na Universidade Federal do Espírito Santo a partir do ano de 2013, ano de implementação da Lei federal nº. 12.711/12. Tal legislação garante a reserva de vagas para ingresso no ensino superior combinando critérios de origem escolar pública, renda e o fator étnico-racial. O estudo se caracteriza pela sua natureza qualitativa, no qual a partir da proposta investigativa da metodologia da história oral temática (MEIHY, 1996) buscou-se dar visibilidade às experiências e histórias vivenciadas pelos sujeitos acerca das principais demandas educacionais, psicológicas, financeiras que surgiram e ainda surgem em sua vida acadêmica, afim de refletir e apontar caminhos possíveis para consolidação das políticas de permanência na instituição. Diante disto, elencou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Por meio da investigação e análise dos dados coletados construíram-se planos de ação que vão ao encontro das principais aspectos apontados pelos atores sociais da pesquisa a respeito de suas permanências na universidade. A partir das histórias narradas pelos participantes da pesquisa, conclui-se que para a efetivação de uma política de permanência qualitativa que interfira positivamente em suas trajetórias acadêmicas, torna-se necessária a manutenção de mecanismos práticos institucionais e aprimoramento das políticas afirmativas de permanência internas da universidade.