Programa de Acompanhamento de Estudante Egresso da Universidade Federal do Espírito Santo: diagnóstico e proposta de melhorias em seus instrumentos

Nome: RAMONY RAMOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/12/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HANS JORG ANDREAS SCHNEEBELI Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: A avaliação da educação de nível superior no Brasil adquiriu grande importância nas duas últimas décadas, sobretudo a partir da instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004. Como parte deste processo, o acompanhamento dos estudantes egressos tornou-se ferramenta fundamental para avaliar a qualidade dos cursos oferecidos por estas instituições. Desde 2013 a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) mantém o Programa de Acompanhamento de Estudante Egresso (PAEEg) com esta finalidade, no entanto, não foram verificadas ações que ensejassem adequações ou melhorias nos cursos de graduação e na universidade, com base nos resultados até então apresentados. Com esta pesquisa, buscou-se realizar um diagnóstico deste Programa, de modo a avaliar dados já coletados e identificar fragilidades nos procedimentos de seu funcionamento com a finalidade de propor melhorias ao mesmo e, por conseguinte, à própria universidade. Foram utilizados resultados dos questionários aplicados pelo Programa aos estudantes formados nos anos de 2010, 2011 e 2012, por meio digital, onde foi possível traçar um perfil desses egressos e sua visão em relação à UFES e ao curso concluído. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os servidores envolvidos no Programa e análise documental a partir de diversas fontes, principalmente envolvendo a legislação pertinente ao assunto, além de pesquisa a outros programas de egressos existentes para verificar sua estrutura e funcionamento. Assim, a pesquisa classifica-se como exploratório descritiva, de natureza qualitativa-quantitativa, e como estudo de caso único, com técnica de análise de dados configurada como análise de conteúdo. Foram detectados problemas que evidenciaram a necessidade de mais informatização nos processos do Programa, o que levou à sugestão de implantação de um Portal do Egresso, capaz de habilitar o Programa a realizar o acompanhamento dos egressos de forma constante e automatizada, possibilitando a diminuição de erros causados pelo trabalho atualmente realizado de forma manual e
permitindo mais agilidade na divulgação dos relatórios e na tomada de decisões decorrente dos mesmos por parte dos gestores da UFES.

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