Desvio de Função dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação: um estudo no Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo
Nome: RENATO PESSOTTI DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/07/2017
Orientador:
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Papel |
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MARISON LUIZ SOARES | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRE MORAES RAMOS | Examinador Externo |
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Examinador Interno |
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
MARISON LUIZ SOARES | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma análise do desvio de função junto aos servidores titulares do cargo de técnico-administrativo em educação do Centro de Ciências Exatas (CCE), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tendo como base a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, o estudo problematizou o impacto do desvio de função na Gestão de Pessoas na esfera das organizações públicas, notadamente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Segundo a abordagem teórica foram considerados os conceitos da área de gestão de pessoas, desvio de função, carreira e motivação no ambiente em questão. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tipificada como descritiva e bibliográfica. Os procedimentos de campo envolveram o levantamento de material bibliográfico e documentos, bem como entrevistas semiestruturadas com servidores. Os resultados apontaram a existência de casos de desvio de função motivados por diferentes fatores. Ao final sugere-se a utilização da metodologia desta pesquisa na UFES, para contribuir com o mapeamento de possíveis casos de desvio de função e auxiliar na correção dessa prática. Como produto final foi apresentado a proposta de um projeto piloto a ser entregue à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) que poderá ser aplicado no âmbito de toda universidade.