CLIMA ORGANIZACIONAL: PERCEPÇÃO DOS TAE’s
DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DE UMA IFES

Nome: CINTHIA SOARES ZARDO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/11/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARISON LUIZ SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALVIM BORGES DA SILVA FILHO Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Examinador Interno
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
MARISON LUIZ SOARES Orientador

Resumo: O tema clima organizacional tem sido objeto de grande interesse nos últimos anos, tanto no meio acadêmico como no empresarial. Observou-se que no meio acadêmico o interesse deve-se ao fato de que por meio da análise das diversas dimensões e fatores que compõem o que é denominado clima organizacional, aprofunda-se o estudo sobre o comportamento humano nas organizações. Neste sentido, estudiosos de diversas áreas ocuparam-se da pesquisa sobre o comportamento humano nas organizações, a interação entre indivíduos, causas que impulsionavam ou desestimulavam a realização das atividades, e a influência do fator humano na produtividade e no desempenho organizacional. A proposta desta pesquisa foi mostrar os aspectos relacionados ao clima organizacional na percepção dos servidores públicos do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sendo o tema de alta relevância para o direito contemporâneo e para a dignidade da pessoa humana no ambiente de trabalho. A preocupação refere-se à valorização das pessoas como um dos elementos mais importantes da estrutura organizacional, razão pela qual surgiu a seguinte indagação: Qual o nível de satisfação dos servidores lotados no Departamento de Gestão de Pessoas, vinculado a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFES? A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva para melhor compreensão do tema pesquisado e as etapas para levantamento das informações foram realizadas em dois momentos, no primeiro momento o levantamento bibliográfico e, no segundo, a aplicação de um questionário de perguntas fechadas e abertas aos servidores públicos do setor, num total de 31 entrevistados. Como conclusão, as análises dos dados sugerem que a maioria dos funcionários apontou como aspecto negativo, em direção à melhora da estrutura fisica do setor, demonstrando por sua vez que, aspectos relacionados a apoio do gestor, reconhecimento e coesão ente os colegas está entre os indicadores de maior satisfação dos entrevistados. A linha de pesquisa do presente estudo se enquadra como Gestão de Operações no Setor Público e, como produto técnico, no caso do mestrado profissional, além de sugestões apresentadas para outras pesquisas, em apêndice, apresenta-se o Relatório Diagnóstico com o Plano de Ação, a ser entregue à UFES, propondo mudanças com relação ao problema percebido, de modo que a organização seja capaz de analisá-lo, ajustá-lo, se necessário, e implementá-lo.

Palavras-chaves: Clima Organizacional. RH. Gestão Pública. UFES. Gestão Pessoas.

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