Proposta de Acompanhamento, Avaliação e Melhoria Dos Programas de Pós-Graduação de uma Universidade Federal.

Nome: TALITA FERREIRA MÓLL VOLPONI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/05/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
NEYVAL COSTA REIS JR. Coorientador
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Examinador Interno
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador
VALDEMAR LACERDA JUNIOR Examinador Externo

Resumo: A atuação da CAPES é fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil, corroborando com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos cursos ofertados pelas IES. A avaliação possui papel importante no âmbito decisório de uma instituição, fornecendo informações para diferentes atores, em diferentes níveis e finalidades. Tratando-se de avaliações de políticas públicas, e considerando a responsabilidade das IFES de proporcionar formação gratuita de qualidade, é fundamental que aja um acompanhamento institucional para o alcance de metas para a promoção do ensino de qualidade, garantindo sua finalidade. A presente pesquisa teve como foco as ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em relação ao processo de avaliação e reconhecimento de cursos de pós-graduação realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). O principal objetivo foi descrever quais os aspectos fundamentais para uma proposta de acompanhamento e melhoria da pós-graduação no âmbito da UFES, a fim de alcançar os resultados desejados nas avaliações da CAPES e maior qualidade dos Programas de Pós-graduação (PPG) da instituição. Para alcançar o objetivo proposto, foi necessário compreender o cenário da pós-graduação da UFES a partir da última avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016); entender o processo atual de avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES e suas tendências; identificar as iniciativas para a melhoria da Pós-graduação pela PRPPG da UFES, a partir do Projeto para Melhoria da Pós-graduação (PROPOS). Em sua metodologia, a pesquisa delineou-se por sua natureza aplicada e abordagem qualitativa, possui caráter bibliográfico e também documental. O cenário da pesquisa foram os Programas de Pós-graduação da UFES e os sujeitos envolvidos docentes que já haviam atuado como avaliadores em processos de avaliação anteriores no âmbito da CAPES. Buscou-se contribuir com os processos de gestão administrativa inerentes à realidade da PRPPG, com ênfase na normatização dos processos de acompanhamento dos PPG. Os resultados mostraram que o acompanhamento de PPG por consultores externos que já atuaram no processo de avaliação da CAPES, auxiliou a minimizar a dificuldade no entendimento pelos coordenadores e colegiados de PG dos indicadores/metas propostos pelo documento de área, disponibilizado pela CAPES como parâmetro para sua sistemática de avaliação. Mostrou-se relevante a institucionalização e a gestão do programa pela PRPPG e o conhecimento do processo pelos coordenadores para o alcance de melhores resultados. A partir dos dados analisados foi possível elaborar uma proposta de instrução que normatize as atividades da PRPPG quanto ao acompanhamento dos PPG, além de gerar um relatório com as principais recomendações dadas pelos consultores de cada área, constituindo assim o produto técnico da pesquisa.

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