APOIO À DECISÃO NA GESTÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO COM MESTRADO PROFISSIONAL: MODELOS E INDICADORES

Nome: JAIMEL DE OLIVEIRA LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 01/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
TACIANA DE LEMOS DIAS Orientador
TERESA CRISTINA BRAZIL DE PAIVA Examinador Interno

Resumo: Tem sido crescente, no Brasil, o número de Programas de Pós-Graduação (PPG) com cursos de mestrado profissional. Tais cursos são regulamentados e avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissional de Nível Superior (Capes). Em 2018, existiam 703 mestrados profissionais, destes 75 pertencem à área “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”, área que o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) está vinculado. Diante da necessidade de aprimoramento da avaliação e de instrumentos adequados à realidade das coordenações e das demandas da Capes, é primordial a utilização de sistemas que apoiem a tomada de decisão. Nesse contexto, o PPGGP demanda de ferramentas que apoiem no processo decisório de sua coordenação, uma vez que os sistemas transacionais da instituição e os sistemas da Capes não atendem as necessidades desse processo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é a criação
de um banco de modelos de apoio à decisão para suporte à Coordenação do
Programa. Para alcance desse objetivo, foram levantadas as necessidades de tomada de decisão junto ao PPGGP, por meio de entrevistas e análise documental. Foram realizadas análises estatísticas para o entendimento de quais indicadores mais impactam a nota final de um programa com mestrado profissional, alcançando um percentual de acerto de 93,2%. Foram levantados, também, indicadores utilizados pela coordenação na gestão do PPGGP. Para análise desses indicadores, foram criados modelos multidimensionais. Um sistema de informação foi desenvolvido para validação desses indicadores e modelos. Os resultados evidenciam que os itens de avaliação relacionados à publicação docente, abrangência do programa e qualidade das issertações são os que mais contribuem para o sucesso de um PPG com mestrado profissional. Além disso, no processo de validação dos indicadores e modelos, por meio do sistema de apoio a decisão, foi possível evidenciar que são capazes de apoiar a gestão de um PPG no processo decisório.

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