ACORDOS PARA COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL: ANÁLISE E PROPOSTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Nome: RAQUEL SOPRANI DOS SANTOS PAIVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/12/2019
Orientador:
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Papel |
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DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Orientador |
LAYLI OLIVEIRA ROSADO | Examinador Externo |
TACIANA DE LEMOS DIAS | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo teve por objetivo apresentar análise e proposta para sistematização, organização e ordem de fluxo dos processos técnico-administrativos para formalização de acordos gerais para cooperação acadêmica internacional. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior brasileira, em processo de internacionalização, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para tanto, foram analisados 20 processos técnico-administrativos para formalização de acordos gerais para cooperação acadêmica internacional firmados pela Ufes por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais (SRI), em sua Divisão de Acordos de Cooperação, com validade ativa, publicados no Diário Oficial da União (DOU) no ano de 2018. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, documental. A partir da análise, foi possível observar que a carência de padronização dos documentos, a ausência de um servidor técnico-administrativo exclusivamente dedicado aos acordos internacionais e a remessa internacional de documentos físicos são fatores que atrasam a celebração de acordos gerais para cooperação acadêmica internacional na Ufes. Padrões documentais e fluxos detalhados do procedimento técnico-administrativo foram apresentados como produto final desta dissertação.