A COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA AUTARQUIA ESTADUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Nome: WILDERSON MELO DE MORAIS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/05/2020
Orientador:
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Papel |
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FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL | Orientador |
Banca:
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Papel |
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FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA | Examinador Externo |
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL | Orientador |
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA | Examinador Interno |
Resumo: O planejamento nas organizações tem um papel fundamental para que elas alcancem os objetivos para os quais são criadas e a comunicação interna se apresenta como uma grande aliada para buscar essa realidade. O planejamento estratégico na área de comunicação interna organizacional visa equilibrar os interesses das organizações com os de seus colaboradores, investindo em uma comunicação integrada e harmoniosa entre os dois lados, com o objetivo de exercerem em conjunto a missão da organização e atingir a visão compactuada pela alta gestão e colaboradores. Com base nessas premissas, o objetivo geral deste trabalho foi estudar o cenário da comunicação interna do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo IPAJM, propondo um plano de comunicação interna como instrumento de apoio para amenizar ou extinguir as fraquezas diagnosticadas no Planejamento Estratégico da Instituição. Em termos teóricos, a presente dissertação está principalmente embasada nos conceitos de planejamento de comunicação organizacional de Kunsch (2003), Torquato (2004), Martinuzzo (2013) e Tavares (2016). Também foram exploradas questões como as barreiras à comunicação eficaz, as ferramentas de comunicação interna, a cultura organizacional, a comunicação contemporânea e no setor público. A abordagem deste trabalho é prioritariamente qualitativa, na forma de um estudo de caso. A metodologia aplicada na execução da pesquisa foi adaptada de Lemos (2016) e composta de cinco fases. Quatro etapas foram com o objetivo de realizar diagnóstico da situação da comunicação interna no IPAJM: detalhamento do cenário atual; análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; pesquisa aplicada; diagnóstico. A última fase foi a elaboração da proposta de intervenção, por meio de um plano de comunicação interna. Os principais resultados encontrados apontaram que a Instituição deve se atentar à estruturação física e de pessoal das áreas voltadas à comunicação interna, realizar investimento na criação de jornal interno, primar pela padronização e disponibilização de documentos institucionais, elaborar manuais procedimentais, estimular o uso da ferramenta de chat interno e investir na disseminação das decisões da alta gestão, de forma mais célere e facilitada.