TREINAMENTO E ANÁLISE DA SATISFAÇÃO, MOTIVAÇÃO E COMPORTAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Nome: SARAH TIBURTINO MOREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/07/2020
Orientador:
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Papel |
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RODRIGO RANDOW DE FREITAS | Orientador |
Banca:
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Papel |
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FERNANDO NASCIMENTO ZATTA | Examinador Externo |
RODRIGO RANDOW DE FREITAS | Orientador |
WELLINGTON GONÇALVES | Examinador Interno |
Resumo: Nas instituições públicas federais, observa-se a necessidade de fortalecer as políticas de recursos humanos, visando o alcance de melhores resultados. Isso porque os recursos humanos de uma Instituição são os principais fatores responsáveis por seu sucesso ou fracasso, tornando-se imprescindível a realização de treinamentos, bem como, a identificação e análise dos níveis de satisfação dos servidores. Por meio de treinamento adequado, se formam servidores capacitados, motivados e satisfeitos. O treinamento, a capacitação e o acompanhamento dos níveis de satisfação dos servidores proporcionam uma melhor qualidade no serviço público prestado, além de fortalecer as políticas de recursos humanos e melhorar os níveis de satisfação dos servidores. Desta forma, esta pesquisa teve como finalidade realizar uma análise dos fatores motivacionais e assim poder desenvolver métodos a fim de melhorar os níveis motivacionais verificados. Observou-se que, treinamento, capacitação, e análise dos níveis de satisfação dos servidores, são fatores predominantes nos níveis de satisfação e na qualidade do serviço público prestado. Sendo assim, torna-se de máxima importância esta pesquisa, bem como, o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre este assunto a fim de melhor complementá-lo, a fim de fortalecer as políticas de recursos humanos dentro da Instituição Pública Federal estudada.