QUALIDADE ACÚSTICA EM SALAS DE AULA: CONTRIBUIÇÕES À GESTÃO DA MANUTENÇÃO

Nome: ROBERT SILVA DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELTON SIQUEIRA MOURA Examinador Externo
HELIO ROSETTI JUNIOR Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: os ambientes nos quais o ser humano desenvolve suas atividades pode afetar tanto o seu estado físico quanto o seu emocional. Iluminação, ruídos, temperatura, venti-lação, odores, dentre outros fatores, necessitam de atenção quando da elaboração de projetos de edificações. No entanto, foi somente na década de 1970 que foram elaborados os primeiros documentos técnicos versando sobre critérios de desempe-nho para pequenas edificações e só em 1984 ficou explícita a necessidade de con-siderar o conforto acústico, incluído na norma ISO 6241/1984. No Brasil a Associa-ção Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 15.575 em 2008 que foi posteriormente revisada e publicada em 2013, visando melhor qualidade das cons-truções por meio da adoção de novos conceitos como o desempenho acústico. No entanto, ainda existem edificações que foram construídas antes desse período, quando os parâmetros eram outros. Isso significa que não é raro encontrar locais de trabalho com baixa qualidade em conforto acústico, como em universidades. Assim, suspeitou-se que uma edificação da Universidade Federal do Espírito Santo esti-vesse fora das normas nesse quesito e, após levantamento preliminar, verificou-se a existência de queixas diversas relacionadas a áreas de um ambiente específico, constituindo-se dessa forma no problema de pesquisa. Logo, o objetivo deste tra-balho foi mapear essas áreas a fim de identificar quais apresentariam fatores acús-ticos que contribuem para o desconforto. A metodologia adotada consistiu no le-vantamento das áreas com deficiência acústica por meio de aplicação de questioná-rios e entrevistas com docentes, levantamento de medidas de referência e fatores acústicos, a partir de pesquisa bibliográfica e, também, da realização de medições in loco. Após tratados, os dados foram comparados com os parâmetros normativos de referência. Em termos teóricos o campo encontrou amparo nas normas ABNT, em especial a NBR10.151/2019 e a NBR 10.152/2017, na interferência e importância da acústica em ambientes laborais e em teorias que versam sobre o ruído e seus im-pactos sobre o ser humano e seu desempenho no trabalho. Como resultado, obte-ve-se o mapeamento das salas que apresentaram problemas acústicos, que podem interferir no desempenho de professores e alunos. O produto técnico / tecnológi-co decorrente da dissertação consiste em um mapeamento contendo os locais onde foi constatada a deficiência no quesito acústica e sugestões para melhorias, intitu-lado ‘Diagnóstico acústico de salas de aula do Prédio de Multimeios do Centro de Artes da Ufes e sugestões visando projetos corretivos’.

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