AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA
DE PROTOCOLO WEB NO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO (CEUNES)

Nome: CHRISTINA DO VALE PENA ALCANTRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO Orientador
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Externo

Resumo: As soluções obtidas através de recursos de computação, que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações, são tidas como Tecnologia da Informação (TI). Na Gestão Pública brasileira, essas tecnologias são ferramentas utilizadas para informatização dos processos administrativos, de tal forma a resolver problemas de gerenciamento eletrônico de processos ao mesmo tempo que possui interface amistosa e inovações nas práticas de trabalho que obtenham progresso nos serviços, assim como, no compartilhamento de informações e comunicações em tempo real. Na Universidade Federal do Espírito Santo foi implantado o Lepisma, no início do ano de 2018, plataforma com o intuito de promover a eficiência administrativa. Desse modo, buscou-se como objetivo geral da pesquisa avaliar a eficiência e aceitação da Plataforma de Protocolo Ufes (Lepisma) em relação a percepção dos Secretários Departamentais do Ceunes, utilizando as dimensões: Qualidade da informação, Qualidade do sistema, Qualidade do serviço, Uso, Satisfação do usuário e Benefícios, do modelo Delone e McLean (2003) e adaptado por Wang e Liao (2008) para o setor público. A metodologia empregada, a princípio, foi a de revisão de literatura, para posteriormente ser realizada a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas com o público alvo (servidores lotados em Secretarias Departamentais), nas questões fechadas foi utilizada a escala Likert, de cinco pontos, além de ser verificado o Alpha de Cronbach (0,76), como coeficiente de consistência. Já para as questões abertas foi realizada a análise de conteúdo, seguindo o princípio de Bardin, além de uma observação específica, uma vez que em que a autora compartilha, na medida em que as situações o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses do grupo da pesquisa. Com a pesquisa obtém-se como resultados que os usuários, de uma forma geral, avaliaram positivamente, o Lepisma, através de todas as seis dimensões investigadas. Em estudos similares, relacionados ao setor público (WANG; LIAO, 2008; VAN CAUTER et al., 2017), verificou-se que as variáveis uso, satisfação do usuário e benefícios, também foram suportadas. Consequentemente, evidenciou-se que o Lepisma, é um sistema que possibilita a eficiência, através do oferecimento dos serviços públicos, com economia do tempo, facilidade de recuperação da informação e melhora no desempenho (SCOTT et al., 2015). Ao final, propõe-se como produto, um relatório técnico intitulado: Análise da plataforma de Protocolo Web (Lepisma) em relação a sua usabilidade em Secretarias Departamentais.

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