INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DAS NECESSIDADES ÀS POSSIBILIDADES

Nome: ADRIANA VENTURINI SARTORIO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Orientador
MARIELCE DE CASSIA RIBEIRO TOSTA Examinador Interno
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Externo

Resumo: A presença de pessoas com deficiência no Ensino Superior é uma realidade que vem aumentando a cada ano em nosso país, sendo debate de políticas públicas de inclusão desde a década de 1990. A implementação de diretrizes educacionais e ações desenvolvidas pelo Estado, como o Programa Incluir, tornam-se essenciais para o atendimento dos direitos garantidos por lei aos estudantes públicos da Educação Especial. Tais ações têm acontecido no Ensino Superior por intermédio da criação dos Núcleos de Acessibilidade. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que é composta por diversos campi, apresenta características estruturais e perfis de usuários bem particulares em cada região onde estão situados os seus Centros de Ensino. O problema observado no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) é que há uma necessidade grande de ações do Núcleo de Acessibilidade para a recepção de estudantes com deficiência e, principalmente, adaptações na infraestrutura. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as ações articuladas entre o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Naufes) e o Ceunes no que tange à efetividade da acessibilidade para os alunos com deficiência matriculados no Campus São Mateus. Em termos teóricos, a pesquisa foi amparada em pressupostos teóricos sobre acessibilidade e inclusão e na legislação vigente que trata da inclusão de pessoas com deficiência nas redes de ensino. Quanto aos métodos e procedimentos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, configurando a pesquisa como descritiva. Para coleta de dados, além da análise documental, ocorreram entrevistas, que foram gravadas e transcritas, e passaram pela análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Como resultado, pode-se concluir que a Ufes tem se esforçado e planejado ações para a inclusão dos grupos que não se enquadram num padrão socialmente construído como ideal, mas encontra muitos entraves para a obtenção de seus objetivos, tendo as barreiras atitudinais e pedagógicas consideradas as principais a serem superadas, seguida pela de mobilidade e de transporte. Em 14 anos de existência do Ceunes, apenas 10% dos estudantes que se autodeclararam com deficiência concluíram a graduação, 75% tornaram-se egressos e, atualmente, há 51 alunos da Educação Especial, com matrículas ativas nos Cursos de Graduação do Ceunes. O Núcleo de Acessibilidade trabalha sob demanda e não há, atualmente, nenhuma ação planejada para o Ceunes. A partir dos resultados, como produto tecnológico, foi desenvolvido um relatório técnico conclusivo com algumas sugestões para auxiliar no planejamento de atividades e ações de promoção de acessibilidade para o Campus São Mateus. Acreditamos que ter um Campus mais acessível à promoção da inclusão ocorrerá de forma mais efetiva no futuro, tendo como consequência o aumento no número de matrículas de pessoas público-alvo das políticas de Educação Especial no Ensino Superior.

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