Reflexos do Discurso da Privatização Sobre Os Empregados Públicos

Nome: GILBERTO LIMA ARAUJO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/12/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DORA BERGER Orientador
LUCIANE WEBER BAIA HEES Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: Introdução: O Brasil, assim como em boa parte do mundo, atravessa uma grave crise econômica, ocasionando reflexos no modelo de emprego tradicional, regido por um contrato formal que define relações de trabalho não eventuais com o recebimento de contrapartida através de salário fixo que está passando por transformações, que tendem a não retornar ao ponto de origem. Diante da citada crise, o governo federal se viu na obrigação de buscar estratégias para arrecadar recursos e enxugar custos. Uma delas foi o andamento de um programa de desestatização que prevê a venda de muitas Empresas Estatais. O problema: A privatização de empresas públicas envolve também uma estratégia de Gestão Pública dos recursos humanos, na medida em que, durante o processo, são desligados do serviço público de forma obrigatória e despreparada. Ainda que um dos reflexos da privatização seja o alto índice de demissões posteriores, não se observa no programa de desestatização estratégias voltadas aos empregados dessas empresas públicas. Quando o governo discursa que pretende privatizar todas as empresas públicas, estamos falando de uma população de empregados públicos de mais de oitocentas mil pessoas. Assim, encontrou-se justificativa para a pesquisa por tratar-se de uma estratégia de gestão pública do governo federal, de combate ao desemprego e seus efeitos, ser um desafio aos governos e ainda por tratar-se do interesse de quase quinhentos mil empregados públicos federais. Desse modo, o objetivo principal consiste em identificar os reflexos do discurso de privatização sobre os empregados de uma empresa pública federal. Em termos teóricos, são utilizados fundamentos sobre Administração Indireta, em especial a empresa pública e seu regime de pessoal, sobre o Emprego e a Carreira Profissional, estabilidade e o reflexo da privatização, Desestatização e Serviços Postais. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a abordagem qualitativa e diagnóstica, configurando-se a pesquisa como exploratório-descritiva. A coleta de dados se deu por meio de grupo focal com empregados administrativos e entrevistas individuais semiestruturadas, com gerentes de agências, realizadas fora do local de trabalho e da empresa, todos com empregados públicos da Gerência Regional de Atendimento Sul da Superintendência Estadual do Espírito Santo da empresa estudada e ainda, através da observação direta. Com isso, de posse dos resultados foi possível evidenciar que, antes da privatização, já existe no empregado o sentimento de perda de benefícios trabalhistas, bem como, o medo de perda do emprego e de outros benefícios. Foi relatado que o discurso de privatização tem causado impactos psicológicos no empregado e em sua família e a indignação dos empregados por conta da incerteza, por falta de informações oficiais sobre a situação do empregado durante o processo. A partir dos resultados, como produto técnico, foi elaborado o projeto: Relatório técnico diagnóstico: anteprojeto, contendo informações sobre os impactos causados pelo discurso de privatização nos empregados públicos, bem como, sugestões de ações visando minimizá-los.

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