Conhecimento Organizacional na Polícia Federal: um Estudo do Curso de Especialização em Ciências Policiais

Nome: JACQUES DOUGLAS MOTA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SHENIA D´ARC VENTURIM CORNÉLIO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCLEIDE MARIA MACÊDO PEDERNEIRAS Examinador Externo
SANDRO LÚCIO DEZAN Examinador Externo
SHENIA D´ARC VENTURIM CORNÉLIO Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: Introdução: atualmente as polícias atuam sob o paradigma do conhecimento científico, fruto do desenvolvimento dos processos de profissionalização com base na seleção e capacitação de seus membros. Como reflexo, as corporações policiais criaram estruturas próprias para circulação do conhecimento organizacional com o objetivo de se prepararem para mudanças nos cenários em que atuam. Contexto: no caso da Polícia Federal, a pesquisa observou que o curso de especialização em Ciências Policiais pode ser um importante componente na gestão do conhecimento organizacional. Problema: o estudo buscou compreender de que forma o curso de especialização em Ciências Policiais ofertado pela Academia Nacional de Polícia contribui como componente da gestão do conhecimento organizacional na Polícia Federal. Objetivo geral: a pesquisa analisou de que forma o curso de especialização em Ciências Policiais ofertado pela Academia Nacional de Polícia contribui como componente da gestão do conhecimento organizacional na Polícia Federal. Fundamentação teórica: a investigação teve sua abordagem fundamentada na teoria da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1995), a qual apresenta elementos ontológicos – indivíduo, grupo, organização, interorganização – e epistemológicos – conhecimento tácito e conhecimento explícito, e as quatro fases que o conhecimento percorre nesse processo: socialização, externalização, combinação e internalização. Métodos e procedimentos: foram utilizados como métodos e procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Abordagem: qualitativa e quantitativa de caráter descritivo. Tipo de pesquisa: pesquisa descritiva. Instrumento de coleta de dados: questionário semiestruturado aplicado a vinte e três egressos do curso de especialização em Ciências Policiais. O instrumento visou ao diagnóstico do curso de especialização em Ciências Policiais como componente da gestão do conhecimento organizacional em relação à criação e compartilhamento do conhecimento gerado. Forma de tratamento dos dados: o estudo dos dados foi realizado por meio do levantamento das categorias elencadas, com análise do conteúdo de forma qualitativa e quantitativa. Principais resultados encontrados: a pesquisa constatou que a Polícia Federal apresenta um moderno e atual plano de desenvolvimento institucional, mantendo alinhamento de suas ações concretas com essas propostas, entretanto, os processos e componentes implementados pela instituição na gestão do conhecimento gerado no curso de especialização em Ciências Policiais devem ser aperfeiçoados para alcançar a inovação. Produto técnico/tecnológico: foi apresentado um relatório técnico conclusivo que analisa o alinhamento dos processos e componentes da gestão do conhecimento aplicados ao curso de especialização em Ciências Policiais com o plano de desenvolvimento institucional da Polícia Federal, apontando opções para sua maior eficácia.

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