PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DE CONTEXTO

Nome: KATHIURCIA MONTOVANELLI CAZOTTI CAMARA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Orientador
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO Examinador Interno

Resumo: Introdução: Na perspectiva de tornar o ensino superior público acessível e de se estabelecerem condições para a permanência do discente, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Nesse sentido, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) implantou o Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). O problema: Considerando que o Pnaes determina quais áreas em que as instituições federais de ensino superior devem desenvolver ações de assistência estudantil, mas não discrimina quais são essas ações, pergunta-se: De que forma a Ufes – campus Ceunes tem implementado a política de assistência estudantil no contexto da prática? Buscando também entender se as ações executadas estão atendendo as demandas apresentadas pelos alunos. O objetivo principal consiste em analisar o contexto da prática da Política de Assistência Estudantil implementada pela Ufes, no Ceunes, por meio do Proaes-Ufes. Em termos teóricos, a pesquisa foi embasada na Teoria do Ciclo de Políticas, proposta por Stephen Ball (1992;1994). Quanto aos métodos e procedimentos, a pesquisa tem abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos ativos e inativos do Ceunes (2006-2020) e pela análise de relatórios do Sistema de Informação para o Ensino (SIE). Os dados receberam tratamento qualitativo e estatístico, por meio de análises comparativas dos indicadores de rendimento acadêmico e evasão escolar dos discentes beneficiários do Proaes-Ufes, em comparação aos não beneficiários. O tratamento estatístico também foi utilizado para traçar o perfil socioeconômico dos alunos. Os resultados alcançados mostraram que o Proaes-Ufes, atualmente, atende mais da metade dos alunos do Ceunes. Contudo, ficou também evidenciada uma considerável parcela de alunos na Lista de Espera. Na percepção dos alunos ativos e inativos, as principais dificuldades para a permanência na universidade e conclusão do curso superior são: dificuldade financeira, dificuldade de deslocamento moradia x instituição e dificuldade emocional. Por outro lado, os auxílios que mais contribuem para a permanência na universidade e conclusão do curso superior são: alimentação, transporte, moradia, material de consumo e empréstimo estendido de livros. Os alunos ativos indicaram que as áreas de moradia estudantil e atenção à saúde são as que mais precisam ser ampliadas. Já os alunos inativos apontaram lacunas principalmente nas áreas de atendimento psicológico, auxílio financeiro e apoio pedagógico. Os resultados mostraram que, dentre os alunos beneficiários do Proaes-Ufes, os índices de rendimento acadêmico são maiores e os de evasão escolar são menores, quando comparados aos alunos não beneficiários. Tanto os alunos ativos quanto os evadidos afirmaram, em sua grande maioria, que o Proaes-Ufes contribui para um melhor desempenho acadêmico do aluno e conclusão do curso superior. A partir dos resultados, como produto tecnológico, foi elaborado um: Relatório técnico conclusivo: anteprojeto para ampliação das ações de assistência estudantil no Ceunes, incluindo atividades de assistência social, atenção à saúde e apoio pedagógico, dentre outros.

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