TELETRABALHO E PROGRAMA DE GESTÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA
Nome: THIAGO GEGENHEIMER BREMENKAMP
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/11/2021
Orientador:
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Papel |
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TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Orientador |
Banca:
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Papel |
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MARCLEIDE MARIA MACÊDO PEDERNEIRAS | Examinador Externo |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Orientador |
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR | Examinador Interno |
Resumo: A implementação do teletrabalho no âmbito de órgãos públicos e o seu aperfeiçoamento consiste em um desafio a ser enfrentado, que pode gerar resultados significativos para os órgãos que o adotam. No contexto da Administração Pública Federal, não há até o momento, lei que sustente o teletrabalho per si, apenas o Programa de Gestão de Demandas (PGD), que possui uma série de requisitos a mais que os modelos de teletrabalhos adotados por outros poderes ou esferas. O problema desta pesquisa consiste em identificar quais foram as contribuições que a Controladoria-Geral da União (CGU) propiciou ao implementar o PGD que podem servir de parâmetros para outros órgãos implantarem seus programas de gestão ou modelos de teletrabalho. O objetivo principal é descrever e detalhar o desenvolvimento do Programa de Gestão de Demandas da CGU como um dos modelos possíveis de ser seguido no âmbito da Instrução Normativa nº 65/2020. Em termos teóricos, a pesquisa utiliza o Modelo Integrativo EOS. Em termos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa e descritiva. Trata-se de um estudo de caso apoiado em pesquisa documental e bibliográfica. As principais fontes de dados são arquivos e processos eletrônicos, base de conhecimentos da CGU, página do PGD na intranet e na internet, programa de dados abertos, painéis gerenciais, sistema próprio, diário oficial e legislações. A análise dos dados utiliza o método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa consistem no histórico de desenvolvimento do Programa de Gestão de Demandas da CGU, os principais resultados atingidos pelo programa, bem como a comparação dos resultados obtidos em publicações científicas sobre o tema com os resultados observados no PGD e os possíveis caminhos para se aperfeiçoar os programas de gestão e modelos de teletrabalho. A partir dos resultados, foi desenvolvido um produto tecnológico que consiste em um material instrucional para auxiliar outras organizações a implantar programas de gestão de demandas ou modelos de teletrabalho baseados no que foi adotado na CGU.