FRAMEWORK PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE
PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO
Nome: BRUNA RAASCH SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 09/11/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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LOURENÇO COSTA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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JANE CORRÊA ALVES MENDONÇA | Examinador Externo |
LOURENÇO COSTA | Orientador |
ROQUEMAR DE LIMA BALDAM | Examinador Interno |
Resumo: A realização eficaz de políticas de recursos humanos é fundamental para que as organizações obtenham sucesso. Em um contexto educacional, pesquisas
demonstram que o recrutamento de professores de alta qualidade está diretamente ligado ao rendimento dos alunos, de modo que a qualidade do corpo docente está atrelada a políticas de recursos humanos bem realizadas. Entretanto, há evidências de que os processos de contratação de professores substitutos nem sempre sãoefetivos, impactando diretamente na atividade-fim da instituição, que é o ensino de qualidade. Assim, este estudo tem como objetivo propor um framework para a implantação com melhoria dos processos de contratação de professores substitutos em uma Instituição Pública Federal de Ensino. Para isso, o embasamento teórico concentrou-se na legislação inerente à contratação de professores no Serviço Público Federal e no Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management BPM). Quanto aos métodos e procedimentos, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se como uma pesquisa aplicada e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de grupos focais que utilizaram as ferramentas Business Model Canvas, Matriz SWOT, Árvore da Realidade Atual, Matriz SIPOC, Ciclo de BPM Unificado e Business Process Model and Notation. A pesquisa demonstrou a relevância da padronização de procedimentos e indicou os principais pontos que impactam o processo negativamente, permitindo a otimização do fluxo processual e dos instrumentos utilizados durante o processo de contratação. Deste modo, o produto técnico-tecnológico elaborado consiste em um framework para a contratação de professores substitutos no Instituto Federal do Espírito Santo.