Inovação no Setor Público: Percepção dos Gestores Das
áreas Acadêmicas de uma Universidade.

Nome: LUAN SILVA MULHER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 23/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Examinador Interno
RÔMULO CARVALHO CRISTALDO Examinador Externo
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: As expectativas da sociedade são crescentes em relação aos serviços públicos. Em contrapartida, existem dificuldades como as limitações orçamentárias que levam a uma necessidade de especialização e inovação deste setor. Desta forma, se faz necessário uma maior compreensão da dinâmica da inovação, especialmente durante
e após o período de ocorrência da pandemia causada pelo Covid-19, que exigiu dos gestores públicos, como premissa básica de sobrevivência, a adoção de inovações de forma rápida e de certa forma improvisada. As instituições de ensino também precisaram se adequar à nova realidade e assumir uma gestão inovadora. Sendo assim, o objetivo desse estudo é analisar como os gestores das áreas acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes percebem a adoção da inovação e seus resultados no setor público, especificamente em relação as instituições públicas de ensino, analisando as variáveis facilitadoras, as barreiras e os desfechos do processo inovativo, assim como identificar possíveis relações entre essas variáveis. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com dados coletados por meio de entrevistas estruturadas aplicadas a gestores das áreas acadêmicas da Ufes, ocupantes de cargos de direção. O tratamento dos dados foi realizado por meio de uma análise de conteúdo. A partir disso, o processo inovativo na Ufes foi identificado, com ênfase nos antecedentes que impactam essa variável e seus possíveis resultados. A maior barreira identificada foi a necessidade de aprimoramento de uma cultura de inovação, em contraponto, o facilitador mais identificado foi o corpo técnico aprimorado da universidade, dentre os resultados, a geração de valor ao estudante aparece em destaque. Como resultado adicional, foi elaborado um Relatório Técnico, dispondo de orientações acerca dos fatores que influenciam o processo de inovação no setor público e fatores que o retardam, apresentando caminhos para o aperfeiçoamento de um ambiente inovador no setor analisado.

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