Proposta de sistema de indicadores de qualidade para serviços de atenção à saúde em uma instituição sem fins lucrativos.

Nome: GABRIEL PENNA FELISBERTO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Orientador
LUCILAINE MARIA PASCUCI Examinador Interno
PABLO LUIZ MARTINS Examinador Externo

Resumo: Introdução: a sociedade demanda cada vez mais serviços de alta qualidade por parte das organizações. Quando contabilizada a área da saúde, tal premissa não é diferente, especialmente quando consideradas as carências latentes dos usuários por serviços que melhorem sua qualidade de vida. Nesse contexto, torna-se primordial que o planejamento e gestão das organizações de saúde tenham em mente sistemas de avaliação que sejam robustos e tornem o monitoramento da qualidade um ponto de destaque. O problema: o uso de indicadores de qualidade em instituições de atenção à saúde se configura como um passo fundamental na gestão organizacional, uma vez que a leitura de seus dados auxilia num melhor gerenciamento das estratégias de controle da qualidade de serviços, mitigando e corrigindo processos de trabalho e estimulando a performance dos colaboradores. Com isso em mente, o objetivo deste estudo se configura em propor um processo de gestão por meio de um sistema de medição de indicadores de qualidade para uma instituição filantrópica voltada para serviços atenção em saúde. Em termos teóricos, o estudo busca apoio na compreensão da qualidade no setor de serviços e, mais especificamente, de serviços de atenção à saúde, com realce nas formas possíveis de sua avaliação e estruturação de estratégias que busquem a evolução dos serviços prestados. Quanto aos métodos e procedimentos, este trabalho se trata de um estudo metodológico de pesquisa aplicada, sendo uma pesquisa de campo com caráter exploratório e descritivo, cujo objeto de estudo é uma instituição filantrópica que fornece serviços de atenção à saúde, situada no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. A coleta e análise de dados foi caracterizada por uma revisão integrativa de literatura e, posteriormente, o “Guia Referencial para Construção e Análise de Indicadores”, de Leandro Oliveira Bahia, cuja metodologia foi adaptada para a utilização dez passos para a construção de um sistema de medição de desempenho por indicadores de qualidade, com o propósito de desenvolvê-los, validá-los e monitorá-los. Os resultados trouxeram a identificação, por meio da revisão integrativa, de indicadores de qualidade utilizados na área da saúde. Foi realizado um processo de seleção dos indicadores mais aderentes com a organização, e construído cada um de seus aspectos: objetivo de mensuração; fatores críticos de sucesso; fórmulas de cálculo; metas; responsáveis pela apuração e definição da forma de coleta de dados. Ao final, foi desenvolvido um sistema contendo nove indicadores de qualidade para proposta à instituição. Observou-se com esta pesquisa a importância dos métodos de avaliação e monitoramento na área de atenção à saúde, e como os indicadores de qualidade podem ser de extrema valia para auxílio na excelência dos serviços prestados. O produto técnico desenvolvido a partir deste estudo foi um processo de trabalho caracterizado como uma ferramenta gerencial, com o propósito de contribuir na gestão da qualidade dos serviços de saúde, na tentativa de combater as falhas em processos de trabalho e melhorar a qualidade oferecida aos usuários.

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