Barreiras na Carreira das Mulheres no Serviço Público: uma Análise do Contexto da Universidade Federal do Espírito Santo.

Nome: ANA CAROLINA ROSA MARQUES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Examinador Interno
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Orientador
PRICILA DE SOUSA ZARIFE Examinador Externo

Resumo: Introdução: Constata-se, tanto no Brasil como em grande parte do mundo, uma ampliação da presença feminina no meio produtivo no decorrer das últimas décadas. Apesar de isso ser considerado uma evolução, ainda persiste um patamar de desigualdade, visto que as mulheres necessitam enfrentar uma série de barreiras para se inserir e se desenvolver dentro das organizações, inclusive no âmbito público. A promulgação da Constituição Federal de 1988 e a instituição do Regime
Jurídico Único dos servidores públicos federais (Lei nº 8.112/1990) acarretaram um cenário de acesso mais democrático feito por meio de concurso público, todavia, para a ocupação dos níveis mais altos não há definição de critérios claros, sendo observado na prática que a relativa igualdade no quantitativo geral não se traduz na ocupação dos cargos de liderança. No caso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) o problema identificado é que mesmo estando presentes em número
expressivo dentro da instituição, há predominância de mulheres em poucas categorias dentre os cargos de gestão ocupados, ou seja, as mulheres não se distribuem de maneira uniforme pelas diferentes instâncias da gestão universitária. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar e descrever a percepção dos servidores (mulheres e homens) da Ufes sobre as barreiras ao desenvolvimento da carreira das mulheres na instituição. Para tanto, em termos metodológicos, a pesquisa classifica-se como de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados consistiu em um levantamento (survey) com a utilização de questionários no formato on-line e impressos. Os dados foram tabulados e tratados para a realização de análises estatísticas descritivas. Como resultado da dissertação verificou-se que os homens não conseguem perceber a existência de barreiras sobre a carreira das mulheres servidoras da Ufes. Em contrapartida, mais
da metade das mulheres participantes indicaram a presença de barreiras de gênero como: receber menos reconhecimento, menor oportunidade de desenvolvimento e dificuldades de movimentação na carreira, além de ausência de políticas institucionais para lidar com a discriminação de gênero. A partir dos resultados, como produto técnico-tecnológico, elaborou-se um material instrucional no formato de cartilha digital sobre equidade de gênero no serviço público, com encaminhamento de boas práticas de gestão e para as relações interpessoais no trabalho, visando contribuir com a melhoria no ambiente acadêmico e desenvolvimento da carreira das mulheres dentro da Universidade.

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