PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENTRE 2017 E 2021: UMA ANÁLISE DA
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PARTICIPANTES

Nome: LUÍZA CAMPOREZ PIMENTEL
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 03/05/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARISON LUIZ SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL NASCIMENTO E SILVA Examinador Externo
MARISON LUIZ SOARES Orientador
ROGÉRIO ZANON DA SILVEIRA Examinador Interno

Resumo: O processo de rompimento do vínculo com o trabalho e a transição para a
aposentadoria significa uma das maiores mudanças na vida de uma pessoa. Ao
mesmo tempo em que o indivíduo que está enfrentando esse processo cria
expectativas em relação ao futuro tempo livre que desfrutará, o pós-carreira pode
provocar consequências negativas, como o isolamento, a sensação de inutilidade e a
perda das relações sociais. Os programas de preparação para aposentadoria (PPAs)
foram implementados como forma de amenizar esse angustiante processo. Nesse
contexto, a Universidade Federal do Espírito Santo possui um PPA, denominado
atualmente de Planejamento de Vida e Aposentadoria, cuja equipe responsável atua
desde 2014, sempre em busca de aprimorá-lo. Uma das formas apontadas na
literatura de contribuir com o aperfeiçoamento de um PPA é realizar avaliações com
os participantes ao longo e ao final do programa e realizar um acompanhamento por
até 5 anos após a aposentadoria. Dessa forma, o problema da pesquisa é
representado pela seguinte pergunta: em que medida o Programa de Preparação para
Aposentadoria contribuiu ou contribui para o planejamento e para o processo de
aposentação do servidor público da UFES aposentado ou que ainda irá se aposentar,
e como o programa pode se tornar mais efetivo? O objetivo principal é compreender
o impacto do Programa Institucional de Preparação para a Aposentadoria da Ufes em
seus participantes, sob a perspectiva dos servidores que dele participaram. Em
termos teóricos, a pesquisa tem subsídio no processo de aposentadoria, os aspectos
positivos e negativos e em sua relação com o trabalho, nos aspectos legais sobre a
aposentadoria no setor público no Brasil e no panorama geral dos programas de
preparação para aposentadoria, incluindo as suas características, conteúdos
programáticos e estruturas. Quanto aos métodos e procedimentos, a pesquisa é
classificada como do tipo descritivo-explicativa, de abordagem qualitativa. A natureza
dos dados coletados é primária, as fontes são pessoas e documentos públicos. No
que se refere aos instrumentos de coleta dos dados, foram desempenhadas
entrevistas semiestruturadas (pessoas) e levantamento bibliográfico (documentos).
Quanto à análise dos dados, realizou-se análise de conteúdo categorizada por temas.
Os resultados obtidos atestam a qualidade e a importância do programa institucional
de preparação para aposentadoria da Ufes, uma vez que a maioria dos participantes
afirmou que o curso foi relevante e que contribuiu com o seu planejamento e/ou o seu
processo de aposentadoria. Ademais, os participantes apontaram sugestões com o
intuito de contribuir com o aprimoramento do programa. A partir dos resultados, como
produto técnico, foi elaborado um Relatório Técnico Conclusivo no formato de
ferramenta gerencial contendo sugestões para o aprimoramento do programa.

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